5 de Março de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > O Advento e a preparação para a Festa do Natal de Jesus

O Advento e a preparação para a Festa do Natal de Jesus

Termo Advento deriva da palavra “vinda”, em latim “adventus”; vocábulo pode traduzir-se por “presença”, “chegada”, “vinda”

03/12/2023 08h14 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
O Advento e a preparação para a Festa do Natal de Jesus

Hoje, 3 de dezembro estamos celebrando o primeiro domingo do Advento, que é também o início do novo ano litúrgico, quando fazemos a transição para um novo ciclo litúrgico.

O termo Advento deriva da palavra “vinda”, em latim “adventus”. O vocábulo pode traduzir-se por “presença”, “chegada”, “vinda”.

Na linguagem do mundo antigo era um termo técnico utilizado para indicar a chegada de um funcionário, a visita do rei ou do imperador a uma província. Mas podia indicar também a vinda da divindade, que desce do seu escondimento para manifestar-se com poder, ou que é celebrada presente no culto.

Os cristãos adotaram a palavra Advento para exprimir a sua relação com Cristo: Jesus é o Rei, entrado nesta pobre “província” denominada de “Terra” para todos visitar; na festa do seu advento faz participar todos os que creem nele.

Com a palavra “adventus” queria-se substancialmente dizer: Deus está aqui, não se retirou do mundo, não nos deixou sós.

Mesmo que não o possamos ver e tocar como acontece com as realidades sensíveis, Ele está aqui e vem visitar-nos de múltiplos modos.

A liturgia do tempo do advento contém uma autêntica espiritualidade litúrgica, centrada na vinda do Senhor e sua espera; a vinda do Senhor na carne e no fim dos tempos, assim como sua constante presença na Igreja que é prefigurada de modo particular em Maria.

As figuras bíblicas nos são apresentadas e ganham destaque na celebração do Advento: todos os personagens do Antigo Testamento que expressam o anseio pela vinda do Messias, especialmente o livro de Isaías e os Salmos 79 e 84; João Batista, porque foi vocacionado a ser o precursor do Messias; Maria, porque foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador.

O Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou este ano, quatro roteiros catequéticos com um itinerário espiritual para ser vivenciado no período do Advento em preparação ao nascimento de Jesus.

Roteiro 1 – “Deus nos espera em Belém”

Roteiro 2: “Deus sabe da fome que temos”

Roteiro 3: “Vamos à casa do pão”

Roteiro 4: “Lá nosso irmão nós veremos”

De acordo com o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, os roteiros apresentam o caminho espiritual de preparação, durante o Advento, para a vinda do Senhor e são destinados à oração nas famílias e nas casas.

Os roteiros podem ser baixados no site de Campanhas da CNBB: https://campanhas.cnbb.org.br/

 

Deus abençoe você!

 

Missão Consagra-te

Gisele Botêga

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x