17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > O novo perfil da mulher brasileira

O novo perfil da mulher brasileira

08/03/2013 17h36 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
O novo perfil da mulher brasileira

Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. Atualmente, elas dominam universidades, dividem o mercado de trabalho, vivem mais e acumulam diversas funções.

De acordo com Maria do Socorro Sousa Braga, cientista política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o perfil da mulher brasileira atual é de uma cidadã com mais direitos políticos e também deveres. “Nesse sentido ela pode ser tanto uma eleitora como também ser elegível e assim disputar qualquer cargo eletivo. Em termos educacionais hoje a mulher tem cada vez mais grau de instrução superior, disputa os diversos cargos profissionais e vem administrando muitas empresas”, comenta. “Uma grande parcela das mulheres hoje vem se tornando mães em idade mais avançada justamente por conta de sua opção de estudar mais e ocupar melhores cargos na estrutura de oportunidade que nossa sociedade de mercado oferece. Essas mudanças ocorrem à medida que a sociedade brasileira se moderniza em vários campos profissionais e as exigências aumentam em termos meritocráticos”, complementa a cientista.

Na última década o perfil da brasileira sofreu grandes modificações. “Esse perfil vem mudando e, muito mais rapidamente nos últimos 10 anos, justamente porque partidos social democratas, com visões mais plurais e inclusivos têm otimizado o mercado econômico e o Estado de Direitos no sentido do desenvolvimento com igualdade e equidade de oportunidades e de maior participação dos setores populares nas arenas políticas”, analisa a especialista.

Ela acredita também que o Brasil terá sim cada vez mais participação das mulheres nas diversas arenas produtivas e políticas. “E cada vez mais as mulheres estão decidindo politicamente, pois já somos o maior eleitorado e estamos governando vários países no globo”.

Maria ainda salienta que cada vez mais as mulheres se sentirão com mais responsabilidades e partícipes da construção do seu país. “Nesse sentido, acredito que cada vez mais outras mulheres serão motivadas a não serem apenas donas de casa, mas buscarão novas tarefas e atribuições que estimulem seu conhecimento e vocações”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x