18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Observatório de cidades mostra São Carlos em pleno desenvolvimento

Observatório de cidades mostra São Carlos em pleno desenvolvimento

Segundo professora, estudos são independentes e que o objetivo é de criar um observatório de cidades

14/08/2020 08h55 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Observatório de cidades mostra São Carlos em pleno desenvolvimento Foto: Divulgação

A pesquisa realizada pelo grupo NEC, Núcleo de Estudos das Cidades, que é um grupo informal constituído de professores da USP-Campus de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Faculdade de Tecnologia de Jaú (FATEC-Jaú), bem como de outros profissionais, que tem, entre outros, o objetivo de avaliar o desempenho de municípios nas principais áreas que caracterizam o nível de desenvolvimento econômico e social – qualidade de vida da população, foi publicada no jornal Primeira Página, edição do dia 11 de agosto de 2020.

Aliás, a pesquisa foi bastante comentada no meio político e também nas redes sociais, e demonstrou a cidade de São Carlos como destaque nos índices analisados: saúde, educação, economia, segurança, meio ambiente, mobilidade urbana e finanças da prefeitura, entre as 6 cidades analisadas: Ribeirão Preto, Rio Claro, Araraquara, Franca, Bauru, e São Carlos.

A coordenadora do NEC e professora da FATEC de Jaú, Magaly Romão, concedeu entrevista ao apresentador Luis Morelli do Fala São Carlos na manhã de ontem (13), quando comentou em mais detalhes os estudos das cidades.

Ela disse que esses estudos são independentes e que o objetivo é de criar um observatório de cidades. “O Núcleo de Estudos reúne professores e pesquisadores de várias instituições de ensino superior, como a USP, UFSCAR e a FATEC, com o objetivo de criar um observatório de cidades, através de indicadores, que seja possível termos um termômetro para avaliar se os municípios estão indo no caminho certo ou se precisam de ajustes. O estudo é importante para a gestão pública e para os órgãos fiscalizadores”, explicou.

Segundo ela, esse estudo não tem vínculo político, é acadêmico, é um trabalho de pós-doutorado da Universidade de São Paulo (USP). Os indicadores estão disponíveis na internet e as pessoas podem contribuir nos estudos de uma maneira democrática e universal.

De acordo com a professora Magaly, esses estudos estão sendo realizados há cerca de três anos, e a cada ano os estudos são aperfeiçoados, porque a ciência é dinâmica, a cada ano a gente traz mais contribuições de outras pessoas. O processo é dinâmico, e a análise a cada ano fica mais aperfeiçoada, com a obtenção de mais informações dos indicadores.

A professora Magaly explica que nesta segunda análise a comparação ocorreu entre cidades com particularidades em comum nos indicadores. “A primeira análise foi considerada as cidades acima de 200 mil habitantes, e a segunda análise comparou as cidades com particularidades em comum. As áreas que foram analisadas são: saúde, educação, meio ambiente, segurança, economia, índices da revista Exame e das finanças públicas”, ressaltou

Os estudos da pesquisa concluíram que o desenvolvimento de São Carlos está classificado como ótimo, afirmou Magaly. “A população de São Carlos demonstra que estão valorizando a ciência e quanto é importante ter boas escolas, consequentemente os indicadores demonstram um desenvolvimento excelente no município”, enfatizou.

A coordenadora do NEC, Magaly Romão, disse que esses estudos são importantes para preparar os gestores para enfrentar as futuras adversidades. “O mundo tende a se urbanizar cada vez mais, as pessoas tendem cada vez mais irem para as cidades e as cidades tendem a crescer. Isso não é positivo, porque traz a propagação de doenças, sobrecarga de serviços públicos, entre outras questões. Por isso, devemos estar preparados para enfrentar as grandes adversidades do futuro”, finalizou.

O desenvolvimento de São Carlos

A publicação da pesquisa do NEC também está no site do Jornal Primeira Página, basta acessar o link: https://www.jornalpp.com.br/noticias/cidades/o-desenvolvimento-de-sao-carlos/

Currículo Lattes: Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão

Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Bauru (1987), Licenciatura Plena pelo CEETEPS (1998), Mestrado em Planejamento dos Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (2002), Especialização em Segurança Viária pela LUND UNIVERSITY – Suécia (2008), Extensão em Marketing e comunicação pela Universidade da Florida (2012), Extensão em Navegação de Interiores pela STC B.V Roterdã – Holanda. Estágio de Doutoramento pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa- Portugal (2014), Doutorado pela EESC-USP em Transportes(2015), Prêmio Volvo em Segurança Viária Categoria Cidades (2008), Prêmio NEST de segurança viária (2007), Secretária de Transportes e Trânsito e autoridade de trânsito do Município de Jau no período de 2001 a 2008, tendo sido responsável pela criação e implantação da pasta e pela gestão técnica do plano de segurança viária e do plano de reestruturação do sistema de transportes público de Jau, entre outros. Foi Diretora da Empresa MR Engenharia e Topografia S/C Ltda. Atuou como consultora na área de transportes em empresas públicas e privadas até 2010. Docente da Faculdade de Tecnologia de Jahu desde 1994, tendo atuado nos Cursos de Navegação fluvial , logística e Gestão Empresarial até a presente data. Docente da Faculdade de Engenharia Civil da Unesp Bauru (2009). Tem experiência na área de engenharia Civil , destaque atualmente para área dos Transportes, com ênfase em planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade dos transportes, planejamento e operação do transporte público, tráfego e trânsito, Planejamento Urbano e Transportes, Uso e ocupação do solo, Segurança Viária ,Mobilidade Urbana, Auditoria Viária, Projetos Planejamento e Operação de Terminais de Transportes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x