2 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Organizadores focam na segurança e competições esportivas

Organizadores focam na segurança e competições esportivas

01/11/2012 10h36 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Organizadores focam na segurança e competições esportivas

A partir desta quinta-feira, 1º, mais uma edição da Taça Universitária de São Carlos (Tusca) será realizada na cidade, porém com muita preocupação por parte dos organizadores e do governo municipal, principalmente pela segurança do evento.

 

Nas duas últimas edições, em 2010 e 2011, a Tusca ficou marcada por duas mortes de participantes. A partir dessas fatalidades muita discussão surgiu em torno da realização ou não do evento nos próximos anos.

Após um planejamento detalhado e diversas reuniões entre as Atléticas da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Federal de São Carlos (UFSCar), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes da Prefeitura Municipal, o evento foi liberado para ocorrer com algumas mudanças em relação aos outros anos. Sendo a principal mudança a extinção do tradicional Corso que puxava milhares de estudantes pelas ruas da cidade.

Para a realização da 33ª edição, os presidentes das Atléticas estudantis firmaram o compromisso com a segurança do evento. Além disso, buscaram também focar o evento mais na modalidade esportiva do que de entretenimento. Neste intuito realizaram, por meio de um projeto social, oficinas de esportes não convencionais no Brasil, como beisebol e rúgbi, para crianças de escolas municipais de São Carlos nos dias 30 e 31 de outubro. Dando oportunidade aos alunos de conhecer as regras e praticar as modalidades aumentando também o interesse pelos esportes.

O presidente da Atlética da UFSCar, Humberto Mariano de Carvalho, destaca que as principais intenções da Tusca deste ano são as campanhas de conscientização e incentivo aos esportes e a competição. “O foco é a parte esportiva e o estímulo a essas práticas entre universitários na cidade de São Carlos. Trabalhamos forte para realizar um grande evento, com muita qualidade e segurança”, afirma.

A comissão organizadora dobrou o investimento em segurança e infraestrutura em comparação com a última edição. A contratação de 200 seguranças particulares e uma equipe de apoio de 40 pessoas irão garantir uma distância de segurança entre o trio elétrico e participantes da festa com seis metros à frente, e dois metros nas laterais e parte traseira do veículo.  

Além disso, a comissão organizadora está trabalhando junto aos universitários uma campanha de conscientização para que os estudantes utilizem o transporte público ou táxi. O tema é “se beber, não dirija”, essencial para o bom aproveitamento das atividades.

Nesse ano, as finais dos jogos da Tusca coincidirão com a realização do Enem 2012, cujas provas serão aplicadas também no campus da Unicep, localizado próximo ao ginásio Milton Olaio. De acordo com assessoria do evento, as torcidas vêm sendo orientadas a permanecerem no local durante a realização das provas e as tendas serão realocadas para dois quarteirões adiante na Getúlio Vargas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
PSY
PSY
11 anos atrás

Hoje começa a 33. TUSCA, espero que dê tudo certo, que nossos comerciantes ganhem bastante dinheiro. Pelas novas normas, boa parte do público que NÃO ERA UNIVERSITÁRIO, com baixo poder aquisitivo, terão que esperar o carnaval de rua ou a parada gay para se divertir gratuitamente. Estimativas indicavam que no mínimo 1/3 do corso era composto por esse pessoal, sancarlenses de todos os cantos da cidade. Apesar da torcida contrária da maioria dos invejosos que não puderam cursar uma universidade aqui, ou, dos retrógrados de formação, esta festa pode ser uma grande atração turística para a cidade, tipo a festa do Peão de Barretos, a EAPIC de S.J. da Boa Vista, a AgriShow de R. Preto. Basta os políticos colaborarem ajudando a planejar ao invés de atrapalharem com demagogias baratas e eleitoreiras (viu seu Freire!?) que tem tudo para dar certo.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x