27 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ouriço chama atenção de populares na 15 de Novembro

Ouriço chama atenção de populares na 15 de Novembro

04/09/2014 13h51 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ouriço chama atenção de populares na 15 de Novembro

Um Ouriço Cacheiro foi a atração da manhã desta quinta-feira, 5, na rua 15 de Novembro, em frente ao escritório regional do Sebrae/SP. Há alguns dias, o animal silvestre resolveu ‘fixar residência’ naquela região.

Com o intuito de preservar a integridade física do ouriço, populares e trabalhadores acionaram o Corpo de Bombeiros de São Carlos que foi ao local com uma viatura autobomba por volta das 9h40.

Três homens da corporação, utilizando equipamento especializado, após 10 minutos, capturaram o animal que foi colocado em um tambor (devido aos espinhos) e durante a manhã ele foi devolvido em seu habitat natural pelo próprio Corpo de Bombeiros.

Populares ouvidos afirmaram não saber como esta espécie de animal silvestre apareceu no centro de São Carlos.

 

Ouriço Cacheiro

O Ouriço Cacheiro (Erinaceus europaeus) é um mamífero pertencente à ordem Insectivora e à família Erinaceidae. A sua identificação não levanta qualquer tipo de problemas, pois trata-se do único mamífero da nossa fauna que apresenta o corpo coberto por espinhos (cerca de 6 mil), que não são mais que pêlos modificados. Estes pêlos bastante aguçados têm entre 2 e 3 cm e cobrem o animal no dorso e flancos. O ventre, castanho-acinzentado, está coberto de pêlos. Quando se sente ameaçado, enrola-se sobre si próprio, escondendo as suas pequenas patas e as áreas desprovidas de espinhos, transformando-se numa “bola com picos”, bastante difícil de penetrar. Os espinhos possuem anéis alternadamente claros e escuros (com uma banda preta na ponta), que fazem variar a cor dos indivíduos entre o amarelado e o castanho. A cabeça distingue-se facilmente do resto do corpo, os olhos são grandes, as orelhas são relativamente pequenas e possui uma cauda rudimentar.

Não existe dimorfismo sexual entre machos e fêmeas. O comprimento do corpo varia entre 20 e 35 cm e a cauda entre 10 e 20 cm. Os animais adultos pesam em média 700 g, podendo este valor variar entre 400 e 1200 g. Um animal que não possua, pelo menos, entre 500-600 g terá dificuldade em sobreviver ao período de hibernação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x