21 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Palacete Conde do Pinhal está abandonado

Palacete Conde do Pinhal está abandonado

Restauração de prédio histórico está emperrada, prejudicando imagem do Centro de São Carlos

07/01/2024 00h16 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Palacete Conde do Pinhal está abandonado

Um dos principais prédios históricos de São Carlos está abandonado, prejudicando a imagem do centro da cidade, além de reduzir o potencial turístico do município. O Palacete Conde do Pinhal, localizado na esquina da Rua Conde do Pinhal com a Avenida São Carlos, encontra-se com rachaduras na sua estrutura, vegetais crescendo nas paredes e está com a calçada interditada, prejudicando o tráfego de pedestres.

De acordo com a Prefeitura, há um processo para restauração do prédio, que está tramitando na Secretaria Municipal de Educação. O projeto já passou pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e está em elaboração de memorial descritivo para elaboração de edital da licitação. Não há previsão de início das obras.

Enquanto isso, quem perde é a cidade, tendo em vista a importância do prédio histórico, que segue fechado para a visitação e com aparência de abandono, o que deteriora a região central. Fica a dúvida: o que sentiria o Conde do Pinhal se visse a situação atual do prédio? Melhor nem imaginar.

HISTÓRIA-O Palacete Conde do Pinhal foi construído a mando de Antônio Carlos de Arruda Botelho, em 1887, aproveitando do terreno por ele adquirido em 1867. O palacete do Conde ficou pronto em 1893, tendo sido projetado pelo engenheiro Pietro David Cassinelli.

Com a morte do Conde em 1901, a casa passou a ser pouco utilizada pela família, tendo sido emprestada entre 1906 a 1913 para as Irmãs da Congregação do Santíssimo Sacramento para hospedar o Colégio São Carlos. Em 1918 o prédio foi vendido para a Prefeitura de São Carlos e passou, entre 1921 e 1952, a ser sede do Paço Municipal e da Câmara de Vereadores.

A partir de 1952, o Palacete Conde do Pinhal passou a abrigar exclusivamente a Prefeitura Municipal. Em outubro de 1978 o Palacete Conde do Pinhal foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). No final dos anos 1990 passou por um processo de restauro, sendo reinaugurado em 1998.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x