3 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Palermo relata espera de 7 pacientes na UPA por vaga de UTI

Palermo relata espera de 7 pacientes na UPA por vaga de UTI

Secretário de Saúde mostrou preocupação com capacidade de fornecimento de oxigênio para pacientes com Covid-19 na UPA da Vila Prado

05/03/2021 05h50 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Palermo relata espera de 7 pacientes na UPA por vaga de UTI Foto: Reprodução / Live / Facebook

O secretário municipal de Saúde de São Carlos (SP), Marcos Palermo, por meio de uma live (transmissão ao vivo) do Facebook, afirmou que na madrugada desta quinta-feira, 4, sete pacientes em estado grave e diagnosticados com Covid-19 aguardavam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado a transferência para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Segundo ele, só quatro conseguiram ser transferidos para a UTI da Santa Casa de São Carlos.

Na tarde de quinta-feira, 4, mais duas pessoas na UPA Santa Felícia e duas na UPA Aracy aguardavam autorização dos hospitais para transferência para a enfermaria.

Palermo mostrou-se preocupado com a capacidade de fornecimento de oxigênio (O²) para os pacientes da UPA. Segundo o secretário, na madrugada de quinta-feira, o tanque de armazenamento de O² precisou ser reabastecido três vezes.

Em tom alarmista, o secretário afirmou que a população tem de acordar e respeitar o distanciamento social, o isolamento, o uso de máscara e redobrar a higienização pessoal para enfrentar “uma guerra que o vírus está ganhando”. Palermo convoca a população para colaborar com as medidas restritivas no enfrentamento da pandemia.

“É muito triste essa situação. Dos sete pacientes que tivemos agora à noite, cinco eram idosos e dois eram da mesma família. Não importa se metade daqui ou não é, o que importa é que está tudo cheio e não tem lugar para colocar mais pessoas. Hoje (quinta) pela manhã tinha uma mulher de 40 anos no ginásio, com os filhos na porta fazendo orações para que ela se recuperasse. Está insustentável”, relatou.

São Carlos contabilizou ontem 143 óbitos e 10.584 casos positivos durante toda a pandemia de Covid-19.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para Covid-19 de UTI credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está em 86,4% quando contabilizados os quatro leitos de pediatria e os 40 de adultos. Se contabilizarmos somente os 40 leitos de terapia intensiva para adulto o índice fica em 95%.

Na enfermaria SUS estão internadas 24 pessoas. Na rede particular 15 pessoas estão internadas na enfermaria e 14 na UTI.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

Em Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria está em 94% e de UTI em 91%.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x