20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Palestra discute relações de trabalho dos professores do setor público

Palestra discute relações de trabalho dos professores do setor público

01/09/2014 15h00 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Palestra discute relações de trabalho dos professores do setor público

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam a palestra “Movimento sindical de professores e relações de trabalho no setor público”, no dia 4 de setembro, próxima quinta-feira, a partir das 14 horas. A atividade acontece no auditório 3 da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade, na área Norte do Campus, e será aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição antecipada.

A palestra será ministrada pela socióloga Aparecida Neri de Souza, professora de Sociologia da Educação do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua área de pesquisa é a Educação, com ênfase em Sociologia do trabalho docente. Durante a palestra, a professora faz uma análise das relações entre movimento de greves de professores públicos e as mudanças nas relações de trabalho no setor público no Brasil nas duas últimas décadas. Nos anos 90, o movimento sindical viveu um momento de retração enquanto o país passava pela implantação de políticas de ajuste fiscal, reforma do Estado, privatização, redução dos gastos públicos, entre outros. Nesse cenário, as relações de trabalho dos professores no setor público foram afetadas e passaram a se caracterizar, no Brasil, por uma fraca regulação social e por um baixo grau de institucionalização. 

A análise do movimento de greves de professores nas décadas de 1990 e 2000 tem como base o Sistema de Acompanhamento de Greve (SAG) e dos registros da atividade sindical nos anos recentes, com o objetivo de compreender as ações coletivas e as mudanças legais e institucionais nas relações de trabalho no setor público.

Mais informações pelo email [email protected] ou pelo telefone (16) 3351-8673.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x