13 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “Papel das mulheres no comércio é bastante significativo”, diz Presidente da ACISC

“Papel das mulheres no comércio é bastante significativo”, diz Presidente da ACISC

Empossada recentemente, Ivone Zanquim é a primeira mulher a presidir a Associação em toda a sua história

08/03/2024 03h00 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
“Papel das mulheres no comércio é bastante significativo”, diz Presidente da ACISC

Ivone Zanquim, a Primeira Mulher Presidente da Associação Comercial de São Carlos (ACISC), ao longo de todos esses anos, concedeu entrevista ao Jornal Primeira Página na qual destaca o papel das mulheres no comércio da cidade. Ela também ressaltou que a conscientização é fundamental e ainda há muitos avanços a serem obtidos.

A seguir, a entrevista na íntegra:

Em sua opinião, qual é a importância de celebrar o Dia Internacional da Mulher?

Acredito que o Dia Internacional da Mulher é uma ocasião importante para que possamos reconhecer e lembrar das conquistas das mulheres ao longo da história. Sim, o lugar da mulher é onde ela quiser! É uma data para chamar a atenção para as desigualdades que ainda persistem nos dias atuais. Sem conscientização, não há como promover mudanças e criar uma sociedade mais justa, portanto, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para que possamos refletir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e buscar maneiras de superar essas barreiras, trabalhando em direção a um futuro mais inclusivo e justo.

Como você descreveria o papel das mulheres na ACISC e no comércio?

O papel das mulheres na ACISC e no comércio é bastante significativo. Ao longo do tempo, as mulheres vêm ganhando espaço e protagonismo em diversas atividades e setores. Na atual Diretoria, contamos com 10 mulheres e todas são empreendedoras. Pessoas essas que saíram da sua zona de conforto e sozinhas (ou ao lado de seus companheiros) resolveram empreender e ganhar seu espaço. Apesar dos avanços, ainda temos muitos desafios para enfrentar e, juntos, a ACISC vai continuar trabalhando para que esses obstáculos sejam superados e assim possamos garantir a justa e plena participação das mulheres, não apenas no comércio, mas nos mais diversos setores da nossa sociedade.

Quais conselhos você daria para mulheres que desejam se envolver mais ativamente no empreendedorismo/comércio?

Em 1977, eu e meu marido Wamberto Zanquim, fundamos a Agropecuária Zanquim. Não sabíamos se ia dar certo, foi uma aposta. Graças a Deus, até os dias atuais, a nossa loja contribui com o desenvolvimento de São Carlos e do comércio local. Em 1998, quando fui convidada para integrar a Diretoria da ACISC, foi mais um desafio. Novamente, deixei a minha zona de conforto para me dedicar ao comércio e indústria da nossa cidade. Agora, em 2024, me tornei a primeira presidente mulher da ACISC. Sabe por que tudo isso aconteceu? Porque me desafiei e deixei a minha zona de conforto. Apostei em mim e na minha capacidade de poder agregar e contribuir para a melhoria do setor comercial e industrial da nossa cidade. Então o conselho é esse: se desafiar, sair da sua zona de conforto e apostar.

Deixe sua mensagem para as mulheres.

Neste Dia Internacional da Mulher vamos celebrar a grandeza e a coragem da Mulher, que é uma força da natureza, capaz de iluminar os caminhos mais escuros e inspirar aqueles ao seu redor. Mulheres que possuem em seus corações: compaixão, amor e resiliência. Vamos nos desafiar e quebrar barreiras! Que a nossa jornada seja sempre marcada por conquistas, autoconfiança e solidariedade. Feliz Dia Internacional da Mulher! Que continuemos a ser uma inspiração para todos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x