10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Parceria garante natação a jovens da Fundação Casa

Parceria garante natação a jovens da Fundação Casa

04/05/2013 14h05 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Parceria garante natação a jovens da Fundação Casa

O decreto 84, assinado pelo prefeito Paulo Altomani (PSDB) no dia 12 de abril, autorizou a utilização do Centro da Juventude Elaine Viviani, no Jardim Monte Carlo, para a utilização dos menores da Fundação Casa para atividades esportivas e recreativas.  As atividades começaram na última sexta-feira, 3 de maio.

A secretária municipal de Infância e Juventude, a psicóloga clínica Beatriz Aparecida Tolentino, comemora a decisão do prefeito.“Eu vejo com muitos bons olhos. Foi uma iniciativa da Infância e Juventude. Estivemos na Fundação Casa e percebemos o trabalho maravilhoso que é realizado pelo diretor Benjamin e seus colaboradores. Na verdade, os jovens que vão visitar o Centro de Juventude Elaine Viviani são os jovens que já estão sendo reintegrados à sociedade. Estão em fase de readaptação. Eles estão se preparando para deixar a Fundação Casa e viver suas vidas normalmente”.

Cada atividade é desenvolvida por grupos de 5 menores, sempre acompanhados pelo diretor da Fundação Casa e uma assistente. “Eles vão nadar e exercem suas atividades num período onde não são realizadas outras atividades, para ficarem à vontade durante as práticas esportivas e recreativas”.

Esta parceria está dentro do que prevê a política do Sinase (Sistema Nacional do Atendimento Sócio-Educativo). Segundo o diretor do Casa São Carlos, Benjamin Campos Silva, a  Prefeitura de São Carlos sempre deu esta abertura para parcerias. “Para os meninos representa a oportunidade de atendimento de caráter recreativo e esportivo na área de natação”.

Silva explica que somente participam destas atividades os menores participantes do projeto de estímulo que já estão na faixa azul, ou seja, que já estão se preparando para deixar a Fundação Casa. “Todo este trabalho é acompanhado pelo Poder Judiciário. Os meninos da faixa branca são os que têm problemas de comportamento; os que estão na faixa amarela estão transitando de uma faixa para outra; e os da faixa azul já atingiram um grau de sociabilidade que nos permite prepará-los para serem reinseridos na sociedade”.

Quanto a atividade em si, ele ressalta que o trabalho é realizado com o monitoramento de um professor de educação física. “Esta parceria proporciona a estes jovens, uma oportunidade que jamais teriam. Para se ter uma ideia, um dos meninos nunca havia visto uma piscina na vida. Ele se emocionou só de ver a piscina. Lidamos com jovens extremamente carentes, vindos de famílias desestruturadas, sendo que muitos já tiveram contata com drogas antes mesmo de atingirem 10 anos de idade. Então, temos que trabalhar para gerar novas oportunidades de vida a estes menores”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x