13 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Participe de evento gratuito na USP para quem tem de 9 a 99 anos

Participe de evento gratuito na USP para quem tem de 9 a 99 anos

Na estreia do projeto, dia 19, os participantes serão convidados a passear por um labirinto

12/08/2023 22h42 - Atualizado há 8 meses Publicado por: Redação
Participe de evento gratuito na USP para quem tem de 9 a 99 anos Ana Luisa Carreira de Santiago

A partir do dia 19, Centro de Divulgação Cultural e Científica da USP São Carlos receberá uma série de atividades divertidas para mostrar o quanto a matemática está presente no nosso dia a dia

 

Crianças, jovens, adultos e idosos poderão descobrir o universo divertido da matemática a partir de sábado, 19 de agosto, às 10 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos. É quando começam as atividades gratuitas mensais do projeto Matemática na Medida Certa, coordenado pelo professor Ali Tahzibi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

O objetivo da iniciativa, que não demanda inscrições prévias, é apresentar ao público exemplos concretos de problemas e soluções matemáticas, que estão presentes no nosso cotidiano, mas nem sempre conseguimos enxergar. Na estreia do projeto, dia 19, os participantes serão convidados a passear por um labirinto. Como em todo passeio, vão precisar decidir qual caminho seguir, e serão convidados a contar as possíveis opções para chegar ao destino, lidando com os imprevistos sempre presentes em uma jornada.

Com o projeto, a ideia é desconstruir algumas visões equivocadas da área por meio de jogos e desafios divertidos, que serão conduzidos pelo professor Ali e por bolsistas do projeto. “A Matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento e na resolução de problemas práticos do cotidiano. No entanto, muitas pessoas, incluindo estudantes do ensino médio e profissionais de outras áreas, ainda a veem como uma disciplina difícil”, explica o professor.

No dia 19, por exemplo, dois bolsistas vão apoiar as atividades no CDCC: Julia Jaccoud, conhecida nas redes como “A Matemaníaca”; e José Andres Guzman Moran. Os dois são mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC e vão compartilhar conhecimentos e curiosidades com o público, ficando à disposição para esclarecer dúvidas. É uma oportunidade ímpar para compreender esse campo da ciência com mais afeto.

 

Matemática na medida certa: um evento da USP para quem tem de 9 a 99 anos:
Quando: sábados, das 10 às 11h30, começando em 19 de agosto. Próximos encontros: 16/9; 21/10; 18/11 e 16/12.
Onde: CDCC/USP, rua Nove de Julho, 1227, Centro – São Carlos
Não é necessário se inscrever antes, a atividade é gratuita e aberta a todos os interessados

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x