19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pé torto congênito foi tema de palestra na UNICEP

Pé torto congênito foi tema de palestra na UNICEP

Palestra foi ministrada pelo ortopedista Dr. Ricardo Innecco de Castro

05/07/2023 21h45 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
Pé torto congênito foi tema de palestra na UNICEP

Na última terça-feira (27), os estudantes do curso de Fisioterapia da UNICEP receberam o Dr. Ricardo Innecco de Castro, ortopedista, para falar sobre o tema “Pé Torto Congênito”.

De acordo com o Dr. Ricardo, trata-se da deformidade congênita dos pés mais comum. “Acomete no Brasil um a cada mil crianças nascidas, em 50% dos casos os dois pés são afetados. Em um estudo verificou-se que perto de quatro mil crianças nascem com essa deformidade, entretanto, metade delas não conseguem o tratamento adequado”, afirmou.

O ortopedista ainda explicou que antes o tratamento empregado consistia em imobilizações gessadas prolongadas e cirurgias extensas, que embora conseguissem bons resultados estéticos, a função do pé muitas vezes ficava prejudicada. Entretanto, a partir do final dos anos 90, um médico espanhol erradicado no EUA, Prof. Ignacio Ponseti mostrou os resultados de sua técnica descrita em 1960, com pés corrigidos de maneira rápida e sem procedimento cirúrgico de grande porte, o qual quando necessário poderia ser realizado com anestesia local e no próprio ambulatório. Dessa forma a Técnica de Ponseti se tornou a maneira mais adequada para tratamento do Pé Torto Congênito.

Para finalizar, o Doutor Ricardo ressaltou que: “Mesmo após a divulgação e comprovação do método, muitos centros ainda realizam tratamentos inadequados ou executam a técnica de maneira não correta. Assim, o conhecimento da patologia e da forma correta de tratamento pelos profissionais da saúde, e pela população, é de suma importância para alcançar os melhores resultados.”.

O curso de Fisioterapia da UNICEP procura sempre apresentar as melhores técnicas e métodos para os estudantes, conheça o curso, acesse: https://www.unicep.edu.br/graduacao/fisioterapia

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x