Pela primeira vez será oferecido curso de Especialização em Fisioterapia Neurofuncional na UFSCar
Pela primeira vez será oferecido o curso de Especialização na área de Fisioterapia Neurofuncional, pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. O curso será presencial, desenvolvido no período de março de 2017 a julho de 2018, com duração total de 360 horas. As vagas serão definidas por ordem de inscrição e efetivação do pagamento.
As disciplinas serão ministradas a cada 3(três) semanas aos sábados e domingos.
A implementação do Curso de Especialização em Fisioterapia Neurofuncional tem como objetivo disseminar conhecimento atualizado e fundamentado cientificamente a respeito desta temática. A Classificação Internacional de Funcionalidade da Organização Mundial da Saúde (CIF-OMS) enfatiza e valoriza o que o indivíduo é capaz de fazer, definindo o termo função, de maneira geral, como o bom funcionamento do corpo em atividades em um ambiente de convívio em sociedade (WHO,2001). Nesse contexto, a intervenção terapêutica neurofuncional é direcionada para a capacitar ou aperfeiçoar as habilidades do indivíduo com afecções neurológicas. A fisioterapia neurofuncional, como parte de uma equipe multiprofissional, colabora para o desenvolvimento da funcionalidade, valorizando o indivíduo como um todo.
O Curso de Especialização em Fisioterapia Neurofuncional tem como missão capacitar fisioterapeutas para atuarem nos diferentes níveis de complexidade em saúde de pessoas com doenças neurológicas. Também visa facilitar o desenvolvimento crítico e as competências para atuação na área Fisioterapia Neurofuncional. Fornecerá ferramentas de avaliação e intervenção em Fisioterapia Neurofuncional atualizadas e baseadas em evidências científicas, focadas no projeto terapêutico singular. Fomentará as habilidades de comunicação e interrelação pessoal dos especialistas a partir de diferentes modelos de aprendizagem ativa, que levam em consideração de situações problema, como na aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL) e simulações da prática clínica; considerando aspectos biopsicossociais do indivíduo e a equipe interdisciplinar.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I: Processos básicos, desenvolvimento e recuperação funcional do sistema nervoso
Módulo II: Metodologia de Pesquisa
Módulo III: Avaliação e Intervenção na Fisioterapia Neurofuncional
Módulo IV: Tecnologia Assistiva / Novas Tecnologias
Módulo V: Neuropatologias e atuação fisioterapêutica
Módulo VI: Cuidados com o paciente neurológico crítico
Módulo VII: Interdisciplinaridade e Políticas Públicas
Coordenadores
Dr Thiago Luiz Russo
Dra Anna Carolyna Gianlorenço
Dra Larissa Pires de Andrade