27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pesquisa analisa quedas no equilíbrio de idosos

Pesquisa analisa quedas no equilíbrio de idosos

03/02/2014 19h32 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Pesquisa analisa quedas no equilíbrio de idosos

Uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa a relevância das quedas e da fratura de fêmur no equilíbrio de idosos. O estudo, intitulado “Influência da dupla tarefa no controle postural de idosos após fratura de fêmur”, é orientado pela professora Karina Say e irá examinar idosos de diversas faixas etárias e avaliar o quanto fraturas do osso mais longo do corpo humano podem interferir na capacidade de realização de atividades cotidianas.

 

Os testes serão realizados no Laboratório de Análise de Movimento da UFSCar, por meio de questionários que avaliam os dados pessoais, a cognição, a mobilidade e a funcionalidade do idoso, e também através de uma plataforma de força, que verifica a diferença do controle postural destes idosos, medindo a oscilação do corpo para manter a pessoa equilibrada. Para o teste, a plataforma é fixada no chão e um computador avalia as forças relacionadas ao controle da postura.

Para participar do estudo, o voluntário deve ter acima de 60 anos, ter sofrido fratura de fêmur há mais de um ano; não ter sofrido nenhuma queda nos últimos três meses; não ter tontura ou labirintite; e, por fim, não ter sofrido nenhum Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou apresentar doença neurológica. Com os resultados, será possível entender melhor a necessidade de acompanhamento continuado aos idosos pós-fratura e a importância de políticas públicas para a prevenção de quedas e assistência integral à pessoa idosa, a fim de melhorar a qualidade de vida dessa população.

 

Os interessados devem entrar em contato com a aluna Isadora Carriço, para agendar uma avaliação, que leva cerca de 40 minutos, pelo telefone (16) 98131-4020, de segunda à sexta feira, em qualquer horário, ou pelo email [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x