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Pesquisadora estuda uso de internet por idosos

15/06/2013 14h39 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Pesquisadora estuda uso de internet por idosos

“Queria abordar um tema que ajudasse, que fosse útil para as pessoas, que não fosse apenas um trabalho teórico”, afirma Silvana Maria Affonso de Lara, autora de pesquisa Mecanismos de apoio para usabilidade e acessibilidade na interação de adultos mais velhos na Web, que buscou identificar dificuldades dos idosos e adultos no uso da internet.

 

Alem disso, o estudo, realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, buscou também identificar mudanças que fossem  prioritárias de acordo com as faixas etárias, e propor alterações a desenvolvedores de páginas web.

Ela tomou como foco de seu estudo adultos de meia-idade (40 a 59 anos) e os idosos (acima de 60 anos) e, segundo a pesquisadora, a escolha do tema partiu da observação das dificuldades enfrentadas por parentes e amigos.

“A pesquisa foi iniciada em 2007 e a principal motivação era facilitar a interação dos adultos mais velhos com Web de modo que eles pudessem usufruir dos vários benefícios por ela oferecidos, tais como: compras, bancos on-line, serviços governamentais e informações de forma geral, de modo a preservar sua autonomia e independência funcional na realização das suas tarefas diárias”, explica Silvana.

No intuito de entender as experiências que pessoas desses grupos tinham com a internet, a pesquisadora realizou observações de campo, acompanhando cursos introdutórios oferecidos a idosos. Foram realizadas também entrevistas e testes utilizando protótipos de site por ela desenvolvidos de modo a identificar as principais dificuldades.

Na lista de mudanças prioritárias dos idosos, a pesquisa identificou em primeiro lugar a retirada de banners das páginas e a divisão de formulários de preenchimento de sites em partes menores: “Com as limitações físicas e cognitivas que a idade pode trazer, muitos idosos se desconcentram com os banners e não conseguem preencher formulários de cadastro, por exemplo, de e-mail, pois têm divisões grandes e a página expira antes que os idosos consigam preencher”.

Os banners também estão em primeiro na lista de mudanças prioritárias de adultos de meia-idade. No entanto, para essa faixa etária, a segunda mudança que mais interessa são apoios para a utilização de links, quanto aos assuntos, à segurança e ao endereçamento desses links.

Questionada se foi feito algum contato com empresas de desenvolvimento web para mostrar os resultados da pesquisa, ela explica que não: “Mas a pesquisa pode ser acessada por qualquer um na Biblioteca Digital de teses e dissertações da USP”.

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Sandra Márcia Lins
Sandra Márcia Lins
10 anos atrás

Muito importante o, seu estudo, até para desmistificar o preconceito de que os idosos são incapazes de utilizar as novas tecnologias. Parabéns!

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