18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > População deve ficar atenta aos golpes de estelionatários

População deve ficar atenta aos golpes de estelionatários

21/07/2012 12h56 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
População deve ficar atenta aos golpes de estelionatários

Toda vez que for a agências bancárias, o cidadão deve ficar atento para não sofrer golpes de estelionatários, ou mesmo ser assaltado.

 

No último dia 19, o aposentado S.F.S., de 63 anos foi vítima do golpe do cartão, ou seja, do golpe da troca de cartão, no caixa eletrônico dentro da agência do Banco do Brasil, no Centro.

O aposentado estava no caixa fazendo um saque, quando foi surpreendido, “Apareceu um rapaz que aparentava ter uns 27 anos, bem vestido, inclusive com roupa na mesma cor dos funcionários do banco e começou a me ajudar nas operações de saque e quando retirou meu cartão, trocou por outro”.

Esses casos são cada vez mais comuns, por isso a população precisa ficar atenta para não se tornar vítima.

Segundo a assessoria de imprensa do Banco do Brasil de Ribeirão Preto, o banco disponibiliza em seu site www.bb.com.br algumas dicas de segurança como: nunca afastar-se do terminal de autoatendimento, sem concluir sua operação, na dúvida acione a tecla “cancelar”; nunca passe ou insira seu cartão a pedidos de terceiros; nunca entregue seu cartão a terceiros; sempre verifique se está em posse do seu cartão, caso contrário, comunique imediatamente à central de atendimento Ourocard ou a Central de Atendimento BB; somente aceite ajuda de funcionários BB nos horários de expediente bancário e que estejam devidamente identificados, eles estão preparados para atendê-lo, se desconfiar que alguém esteja tentando passar por funcionário, comunique imediatamente à gerência ou a segurança do banco.

Hoje em dia, não dá para discernir entre um estelionatário e um cidadão comum, pois antigamente a diferença era a aparência, o que não pode mais ser levada em consideração. Portanto, todo cuidado é pouco.

Para a vítima, a agilidade do estelionatário impressionou. “Ele trocou meu cartão em fração de segundos e me deu outro igualzinho”, diz o aposentado.

A vítima não fez boletim de ocorrência, somente esteve com a gerência do banco e cancelou o cartão imediatamente, deixando sem sucesso a ação do estelionatário.  

Geralmente, as vítimas não conseguem observar que estão sofrendo um golpe, percebem e já é tarde demais e o pior acontece, a pessoa é roubada.  

Além do golpe do cartão, as mulheres devem tomar maior cuidado principalmente, devido a usar bolsas. Ao sair da agência guardando dinheiro, ou mesmo com o dinheiro em vista, essa atitude chama a atenção dos supostos estelionatários e assaltantes.

Para a Gerência de Ouvidoria do Mercantil do Brasil, Rogério Reis Faria, os cuidados fora da agência têm que ser redobrados.

Ele dá algumas dicas como: prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.); sempre que possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno; quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila; esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas proximidades; na dúvida, não faça a operação; em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte a tecla “anula” ou “cancela” e comunique-se imediatamente com o banco; tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. “Cuidado ao utilizar telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho”, explica Faria.

A assessoria do Banco do Brasil e a Gerência de Ouvidoria do Mercantil do Brasil esclarecem ainda que golpes relatados por clientes são analisados individualmente, caso a caso, para que as devidas providências sejam tomadas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x