27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Portadora da doença, professora busca troca de experiências

Portadora da doença, professora busca troca de experiências

29/08/2013 22h44 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Portadora da doença, professora busca troca de experiências

A professora Fabiana Dal Ri Barbosa tem 37 anos e convive com a esclerose múltipla há seis anos. Ela afirma que sua doença não lhe traz limitações, porém ela toma alguns cuidados para se preservar e não sofrer nenhum surto, que é comum na doença. Em 2009, Fabiana criou um blog em que troca experiência com outros pacientes e divulga informações a respeito da enfermidade.

 

Ela descobriu sua doença em 2006, depois que começou a se sentir muito cansada sem grandes motivos. “Eu comecei a ter muita dor de cabeça e muito cansaço, além disso, minhas pernas perderam a sensibilidade durante duas semanas. Tempos depois minha vista começou a ficar comprometida e cheguei a ficar com a esquerda completamente preta. Médicos, primeiramente, me diziam que eu poderia estar com depressão, síndrome do pânico, entre outras doenças, até chegar ao diagnóstico final depois da ressonância magnética”.

Sobre o blog, Fabiana conta que seu interesse, primeiramente, foi desabafar a respeito da enfermidade. Posteriormente, ela começou a sentir a necessidade dividir suas experiências com outras pessoas que também poderiam sofrer com a doença. “Quando eu descobri, não tinha nenhum conhecimento a respeito da esclerose múltipla e ninguém que pudesse conversar comigo sobre isso. O blog, então, seria um mecanismo de ajuda a outros pacientes e até mesmo como uma maneira de divulgar assuntos ligados à esclerose múltipla”.

Hoje, depois de sete anos, ela afirma que conviver com a doença não atrapalha sua vida, mas ela toma alguns cuidados de desencadear surtos. “Eu tenho a sorte de ter o tipo mais comum, tomo injeção subcutânea todos os dias, medicamento para evitar os surtos da doença, pois eles criam lesões que levam às incapacidades”.

Para evitar esse tipo de situação, ela busca não passar por situações de muito stress. “Quando estou muito cansada, muito fadigada ou muito tensa, percebo que fico um pouco diferente, mas não chega a ser um surto. Mas mesmo assim, busco me poupar de alguma forma, mas gosto de viver bem e aproveitar a vida”. 

Quem tiver interesse em conhecer o blog da Fabiana, pode acessar: www.avidacomesclerosemultipla.com.br.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x