Os contribuintes de Araraquara têm até a próxima segunda-feira (12) para pagar a cota única ou a primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Os donos de imóveis que optarem pelo pagamento à vista garantem desconto de 3%. Quem preferir poderá parcelar o imposto em até dez vezes, sem desconto. Para lançamentos com valor total de até R$ 250, o parcelamento ocorre em quatro vezes, também sem desconto.
Contribuintes que não receberam o carnê impresso podem acessar a segunda via do IPTU 2026 no site da Prefeitura. É necessário ter em mãos o CPF do proprietário do imóvel. Também é possível obter o documento a partir da inscrição imobiliária ou do código reduzido do imóvel, informações que constam nos carnês dos anos anteriores.
Para acessar o IPTU 2026, basta clicar na guia “Cidadão” e, em seguida, em “IPTU”. O documento também está disponível na “Central de Serviços”, no link “2ª via do IPTU”, na página inicial do site.
O modelo impresso começou a ser distribuído em dezembro pelos Correios e segue o padrão anterior, em folha única, com código de barras e QR Code para o pagamento à vista ou das parcelas mensais. O formato contribui para a redução de custos, diminui o impacto ambiental e moderniza o processo de arrecadação.
Calendário de pagamento do IPTU 2026 em Araraquara
Prazo para pagamento da cota única (com desconto de 3%): 12 de janeiro
Prazo para pagamento parcelado em até dez vezes (sem desconto):
1ª parcela: 12 de janeiro
2ª parcela: 10 de fevereiro
3ª parcela: 10 de março
4ª parcela: 10 de abril
5ª parcela: 11 de maio
6ª parcela: 10 de junho
7ª parcela: 10 de julho
8ª parcela: 10 de agosto
9ª parcela: 10 de setembro
10ª parcela: 13 de outubro
