24 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura abre unidade do Cadastro Único no Santa Felícia

Prefeitura abre unidade do Cadastro Único no Santa Felícia

Nova unidade vai atender no prédio do Centro Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua José Quatrochi, nº 140

15/09/2022 19h54 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Prefeitura abre unidade do Cadastro Único no Santa Felícia

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social informa que a partir da próxima segunda-feira (19) entra em funcionamento mais uma unidade do Cadastro Único (CadÚnico), desta vez no bairro Santa Felícia.

A nova unidade vai atender no prédio do Centro Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua José Quatrochi, nº 140, no bairro Santa Felícia. O horário de atendimento será das 8h às 17h, com distribuição de senhas e agendamentos. A capacidade de atendimento será de 20 famílias por dia.

O Cadastro Único é um programa do Governo Federal para identificação e caracterização das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

Desde 2003 o Cadastro é utilizado para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, para a concessão de benefícios do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica CPFL e IPTU, auxilio gás, dentre outros muitos benefícios.

“Descentralizamos o atendimento para atender mais e melhor as pessoas que precisam se cadastrar ou se recadastrar e também para aproximar o poder público da população, bem como reduzir a espera no atendimento. Atualmente, atendemos 138 famílias por dia na unidade do centro, 35 famílias no Cadastro da Cidade Aracy e agora vamos atender mais 20 famílias por dia no Santa Felícia.  A nossa taxa de atendimento no CadÚnico é de 59% atualmente”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.

São Carlos, atualmente, tem 20.272 famílias cadastradas. Deste total, 10.097 famílias estão recebendo o Auxilio Brasil e 2.984 o Auxilio Gás, porém 8.870 famílias de São Carlos estão com o cadastro desatualizado. Para sensibilizar esse público, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social vem adotando diversas estratégias, entre elas o envio de correspondências para alertar essas pessoas sobre a necessidade de atualização cadastral. “Destaco a importância de estar com o Cadastro Único atualizado, pois esse é um instrumento de seleção e inclusão de famílias de baixa renda em diversos programas tais como Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de taxas de concurso público, Grupos de Convivência, Carteirinha do idoso, ID Jovem, Benefício de Prestação Continuada (BPC), PETI, Bolsa do Povo, dentre outros”, reforça Vanessa Soriano.

Para saber se o seu cadastro está atualizado é possível consultar por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br. O município disponibiliza também o atendimento via aplicativo do WhatsApp pelo (16) 99628-8131.

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social atende os beneficiários presencialmente na Seção de Gestão de Programas de Transferência de Renda e Cadastro Único, localizado na rua Conde do Pinhal, nº 1.409, no centro, na unidade instalada junto ao CRAS do Cidade Aracy, localizada na rua Orestes Mastrofrancisco, nº 430 e a partir de segunda-feira (19) também na unidade do Santa Felícia na rua José Quatrochi, nº 140.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x