7 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura de Itirapina inicia ligações de água em áreas ocupadas da união

Prefeitura de Itirapina inicia ligações de água em áreas ocupadas da união

15/07/2020 09h19 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Prefeitura de Itirapina inicia ligações de água em áreas ocupadas da união Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Itirapina (SP)

As áreas ocupadas conhecidas como “Subestação, Ima e Imediações” terão investimentos de R$ 50 mil do município nesta fase

A Prefeitura de Itirapina, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Divisão de água e Esgoto/DAE), em comum acordo com a Câmara Municipal, Ministério Público, e representantes dos moradores das áreas ocupadas da União, conhecidas como “Subestação, Ima e Imediações”, iniciou ontem (13), a instalação das primeiras ligações de água de um total de 108 nesta fase, em que a Prefeitura está investindo R$ 50 mil com as obras onde já há a rede de água e os custos das ligações ficarão a cargo dos moradores.

“A gente estava pegando aqui de um rapaz que empresta água para umas 12 casas. Alguns tinham de buscar no balde. Para nós é uma vitória”, comentou o morador Edinei da Exaltação Souza, 33 anos. 

Já a moradora, Silene Gomes da Exaltação, 34 anos, prima distante de Edinei e vizinha de frente, salientou que a ligação de água irá facilitar muito a vida dela, por ter um bebê e uma filha especial. “Um dos vizinhos emprestava a água para a gente, mas minha filha, pela condição dela, exigia maior cuidado com higiene. Era muito mais difícil”, salientou.  Cristina Moura Silva, 49 anos, pegava água no vizinho também. “Moro com mais 4 pessoas aqui. Agora temos água e estamos contentes”, comentou. 

Considerações

Segundo o prefeito José Maria Candido, o fato de já ter em mãos um projeto preliminar, ou seja, um cadastramento urbano desenvolvido por uma empresa contratada pela Prefeitura, conforme acordo anterior na Justiça Federal, e o acordo recente com Legislativo Municipal e Ministério Público, culminando com a pandemia da Covid-19, aceleraram o processo de instalação das ligações de água. “Trata-se de uma ligação chamada de ‘precária’, provisória, porque as tratativas com o Governo Federal ainda estão na Justiça para a futura regularização das áreas”, explicou.

O prefeito destacou que são medidas que requerem tempo, análises das legislações em vigor e empenho por parte do poder público, pois, ao contrário da iniciativa privada que pode fazer tudo que a lei autoriza, não proíbe, a Prefeitura só pode fazer o que a lei permite, prevê. “Estou bem satisfeito em termos tornado possível o início das ligações de água para as casas do bairro”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x