17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura e Ong comemoram o Dia do Idoso

Prefeitura e Ong comemoram o Dia do Idoso

30/09/2014 21h36 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Prefeitura e Ong comemoram o Dia do Idoso

Quarta-feira, 1º, é celebrado o Dia Internacional do Idoso, e em homenagem a data, a Prefeitura de São Carlos irá realizar algumas atividades através de suas pastas e parcerias com outras iniciativas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Administração Regional de Saúde da Vila São José, promoverá algumas ações de prevenção de doenças durante a semana. De acordo com a administradora regional, Leonilda Rodrigues, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Fagá, Vila São José e Vila Nery, oferecerão serviços de atividades físicas, orientações com fisioterapeuta, dicas de nutrição, prevenção odontológica, aferição de pressão e glicemia, pedidos de mamografia, entre outras.

“Todos os moradores estão convidados para comemorar a semana do Idoso e participar da prevenção das doenças, que acontece junto com o Outubro Rosa. As atividades são gratuitas e abertas ao público”, comentou.

Segundo Leonilda, o objetivo é divulgar os trabalhos realizados pelas equipes de saúde e promover a integração da comunidade na prevenção de doenças.

De acordo com a programação, as atividades começarão hoje pela UBS Fagá, das 13 às 16 horas, na Rua João Lourenço, 44. Amanhã será a vez da UBS Vila São José, na parte da manhã, entre as 8 e 11 horas, na Avenida Araraquara, 1199. Já na sexta-feira, dia 3, a ação acontecerá na Vila Nery, também entre as 8 e 11 horas, na rua Imprensa, 410. 

Já a Ong “Boaz e Rute – Filhos para Adoção”, juntamente com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e apoio do vereador Ditinho Matheus, realizarão o Dia da Beleza. A idéia é proporcionar um dia diferente para os idosos. Segundo a presidente da Ong, Helenara Soares Correa Vieira, a atividade acontece hoje, das 9 às 17 horas, no Instituto Arte e Beleza, na Avenida Capitão Luiz Brandão, Vila Nery. “Será oferecido um café da manhã e haverá corte de cabelo, escova e tintura, caso o idoso leve a tinta”, disse.

 

Idosos aproveitam tempo com atividades físicas e intelectuais

A qualidade de vida dos idosos tem melhorado bastante nos últimos anos, graças à conscientização da prática de atividades físicas e culturais e a criação de programas que promovem atividades deste tipo, como a Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati), da Fundação Educacional de São Carlos (Fesc). 

De acordo com o assessor de ensino da Uati, Arnoldo José Santos Pires, o programa oferece aulas de ginástica, dança, yoga, grupos de caminhada, dança, curso de espanhol, e outras. “Nosso intuito é justamente melhorar a mente e o corpo das pessoas da terceira idade, com atividades que trabalham todas estas questões”, comentou.

 

A contadora aposentada Lea Buab Manzini, 81 anos, freqüenta o espaço desde 1996. Ela disse que ficou somente dois anos sem freqüentar a Uati devido a uma cirurgia do fêmur, mas retornou logo após a recuperação. A idosa procurou a Universidade Aberta logo depois que se aposentou.

Lea vai aos encontros na Fesc três vezes pro semana. Ela faz o curso de cultura e memória, pratica exercícios aeróbicos e faz fisioterapia. “Antes ficava somente em casa, desocupada. Agora, não. É muito bom para a nossa saúde e também para aproveitarmos o tempo aprendendo”, disse.

A aposentada ressaltou ainda a importância de criar novas amizades e manter vínculos sociais. “A idade deixa a saúde mais frágil e precisamos trabalhar isso para retardarmos o processo natural. Também no decorrer do tempo, nossos filhos casam, saem de casa e ficamos sozinhos. Essas atividades são excelentes para fazermos amigos”, frisou.

“O bom da terceira idade é a experiência, os netos que chegam e o tempo que podemos nos dedicar a nós mesmo”, concluiu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x