20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura estipula 60 dias para ‘nova cara’ de São Carlos

Prefeitura estipula 60 dias para ‘nova cara’ de São Carlos

09/03/2017 09h26 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Prefeitura estipula 60 dias para ‘nova cara’ de São Carlos

Os 119 reeducandos do regime de semiliberdade da Penitenciária 1 de Itirapina começaram os trabalhos de limpeza da cidade ontem. O secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, prospecta 60 dias para as ruas de São Carlos ganharem nova aparência.

O trabalho, que acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, segundo a Prefeitura, começou na manhã de ontem, na Vila Prado, nas imediações da Estação Ferroviária.

“É um contrato de seis meses, um experimento da Prefeitura na limpeza da cidade. Acredito que em 60 dias, vamos notar uma diferença significativa nas ruas de São Carlos”, explicou Olmo.

“Faremos esse trabalho em toda a cidade e não vamos atuar em terrenos particulares. Nesse caso, pedimos aos proprietários a contribuição na limpeza”, salientou o secretário de Serviços Públicos.

O diretor-técnico da Penitenciária, Paulo César de Godoy, comentou que o trabalho desenvolvido pelos presos da semiliberdade é o primeiro passo para o retorno à sociedade. “O trabalho com os reeducandos é para torná-los aptos ao convívio, novamente, em sociedade, com as mesmas obrigações de um trabalhador em liberdade”, disse. 

Remissão 

A cada três dias de trabalho dos detentos, há um dia de remissão da pena e a remuneração mensal de R$ 937. “Os presos entendem de trabalho braçal e o próprio sistema se encarrega, também, da qualificação profissional, por meio do Via Rápida Emprego. Temos pedreiros, eletricistas e pintores capacitados para o desenvolvimento de outras atividades”, esclareceu Godoy.

Hoje, a Penitenciária de Itirapina tem 228 detentos do regime semiaberto prontos a exercerem atividades remuneradas de um total de 957 presos. “Na gestão anterior, São Carlos recebeu 40 presos, que trabalharam por dois anos na cidade. Nesse período, foram três evasões registradas, um número pequeno”, observou Godoy.

“A evasão é mínima porque eles enxergam nessa oportunidade, a chance de retornarem ao convívio da sociedade. Só vai depender deles. É uma porta que se abre para o recomeço”, acredita.

O prefeito Airton Garcia (PSB) enfatizou que o serviço de limpeza vai chegar a todos os bairros. “Eu queria arrumar umas 200 pessoas, mas conseguimos 120. A cidade parece uma floresta, mas vamos chegar aos quatro cantos”, disse.

 

Prefeitura não confirma fuga

 

A Prefeitura não confirmou a fuga de dois detentos que participam da limpeza da cidade. De acordo com o diretor da Secretaria de Governo, Samir Gardini, uma munícipe disse ter visto dois detentos em um muro, mas na contagem final, que aconteceu na tarde de ontem, a fuga não fora confirmada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x