17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura estuda remodelar Calçadão da General

Prefeitura estuda remodelar Calçadão da General

17/01/2017 01h54 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Prefeitura estuda remodelar Calçadão da General

O secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, revelou que a Prefeitura de São Carlos estuda intervenções no Calçadão da General. A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) concorda que o espaço necessita de uma repaginada.

A informação foi divulgada pelo secretário do governo Airton Garcia (PSB) durante a apresentação de um projeto para a educação do trânsito, que será feito em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Lembro que uma parte do Calçadão da General foi aberta há 20 anos”, disse Coca Ferraz, referindo-se ao trecho entre as ruas 9 de Julho e José Bonifácio.

“Existe uma reivindicação de comerciantes pela abertura do Calçadão da General. Calçadão é algo em desuso nos municípios e o boulevard me parece o melhor caminho hoje”, disse o secretário.

“Entretanto, não vamos descaracterizar o principal objetivo do Calçadão, que é o privilégio ao pedestre, com calçadas largas. Nesse aspecto, acredito que o boulevard é algo pertinente”, esclareceu Coca Ferraz.

OPINIÃO – O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos, José Fernando Domingues, diz que a intenção de revitalizar o Calçadão da General é algo positivo. Ele lembra que o comércio central enfrenta um grande problema que é a falta de estacionamentos e que o uso da Praça Cida Resitano (Praça do Mercado) em datas especiais é outra reivindicação do comércio. “O Coca traz o know how da sua experiência com o boulevard de Araraquara. O Calçadão necessita de melhorias e esse projeto pode contemplar os anseios do comércio”, revela.

 

Remodelação do Calçadão é pauta antiga 

 

Não é de hoje que alguns comerciantes do Calçadão da General Osório solicitam alterações no centro comercial. A discussão mais recente sobre o tema se deu em julho de 2014, na gestão do ex-prefeito Paulo Altomani (PSDB). 

Comerciantes que se reuniram com o então secretário de Trânsito, Márcio Marino, chegaram a chamar o espaço de ‘futura cracolândia’ por conta da falta de atrativos na região, principalmente aos finais de semana.

Na mesma ocasião do movimento dos lojistas pela abertura do Calçadão, o  advogado e ex-vereador José Roberto Paino ingressou com uma ação popular preventiva, com pedido de liminar, propondo a manutenção do Calçadão da General Osório. Na ação, ele pede que o gestor público (prefeito), independente de quem esteja no poder, arque com a abertura do Calçadão, em R$ 2 milhões, valor estimado pelo advogado, para a execução do Calçadão. A Vara da Fazenda Pública, na oportunidade, deferiu o pedido.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x