20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura inaugura Casa do Conselho Tutelar ‘Maria Divina dos Santos’

Prefeitura inaugura Casa do Conselho Tutelar ‘Maria Divina dos Santos’

Inauguração marca início do processo de descentralização administrativa dos Conselhos Tutelares na cidade

18/03/2024 18h06 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Prefeitura inaugura Casa do Conselho Tutelar ‘Maria Divina dos Santos’

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal Especial da Infância e Juventude, inaugurou no último domingo (17), no Cidade Aracy, o Conselho Tutelar da Região 1 denominado “Maria Divina dos Santos”, marcando o início do processo de descentralização administrativa dos conselhos tutelares na cidade.

Até 2023 a cidade de São Carlos tinha em funcionamento dois Conselhos Tutelares e a partir de 10 de janeiro desse ano, foi implementado o terceiro Conselho, que tem como referência para atuação o CRAS Aracy.

Como um órgão público municipal, o Conselho Tutelar representa a sociedade na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, fiscalizando toda ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais, por meio do recebimento de denúncias sobre violação ou ameaça aos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A secretária municipal de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz, falou das melhorias que a administração tem promovido nesta área. “É uma alegria entregarmos hoje oficialmente esse espaço público de acolhimento para nossas crianças e adolescentes. Desta forma estamos ampliando o atendimento e encurtando as distâncias”.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Giovani Astolpho, o 3º colegiado tem o protagonismo protetivo e educativo quando da ausência ou omissão dos pais ou familiares. “Iniciamos os trabalhos aqui no bairro em 10 de janeiro e neste período já foram realizados 390 atendimentos. Desta forma, a população residente no Aracy diminuiu seu deslocamento, permitindo mais comodidade aos munícipes e aos próprios conselheiros tutelares lotados no Cidade Aracy e bairros adjacentes. Anteriormente, estes atendimentos ocorriam somente no Centro”, explicou Giovane.

O vereador Dé Alvim, autor da lei de denominação da Casa do Conselho Tutelar “Maria Divina dos Santos”, falou da importância de outro equipamento público no Aracy. Sabemos a necessidade dele e o quanto contribuirá para agilizar os atendimentos e, com isso, podermos retirar da situação de risco crianças e adolescentes que aguardam por medidas de proteção mais rápidas. Agradecemos o prefeito Airton Garcia que também reformou a UPA, inclusive, colocou pediatra 24h na unidade, recapeou as vias do bairro, fez a drenagem da avenida Tetracampeonato e está reformando a UBS do Aracy e as duas unidades de saúde da família, por isso essa é mais uma conquista dos moradores da região sul da cidade”, disse o vereador que entregou uma placa oficial a família da homenageada.

Já Netto Donato, secretário de Governo, que na ocasião representou o prefeito Airton Garcia e também fez a entrega de uma placa à família da homenageada, disse que essa conquista vai minimizar as dificuldades encontradas pelos conselheiros tutelares e pela rede socioassistencial. “O trabalho pela garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes é uma política prioritária para a cidade e, a partir da instalação dessa terceira unidade, o atendimento ficou mais abrangente”, finalizou Netto.

Cada Conselho Tutelar é composto por 5 conselheiros titulares e outros 5 suplentes que formam um colegiado. Com a implantação do 3º Conselho Tutelar a cidade passou a ter 15 conselheiros tutelares titulares e 15 suplentes.

A gestão do Conselho Tutelar de São Carlos, com a implementação do terceiro Conselho Tutelar, ficou dividida da seguinte maneira: Conselho Tutelar Região I: CRAS Aracy; Conselho Tutelar Região II: CRAS Central e CRAS Pacaembu e Conselho Tutelar Região III: CRAS Jockey Club, CRAS Santa Eudóxia, CRAS Santa Felícia e CRAS São Carlos VIII.

Também participaram da inauguração os vereadores Gustavo Pozzi e André Rebello, secretários municipais, população do bairro e os conselheiros tutelares da região 1.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x