28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura inicia reforma das Unidades de Saúde da Família

Prefeitura inicia reforma das Unidades de Saúde da Família

Investimento é de R$ 834.864,68 com recursos municipais e de emendas destinadas por Paraná Filho

26/01/2024 17h26 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Prefeitura inicia reforma das Unidades de Saúde da Família

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, na sexta-feira (26), a reforma do prédio das Unidades de Saúde da Família (USF) do Presidente Collor e do Cidade Aracy – Equipe I e II, um investimento de R$ 834.864,68 com recursos do próprio município e de emendas parlamentares destinadas pelo vereador licenciado e atual secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho.

As diretoras da Secretaria de Saúde Crislaine Mestre (Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial), Adriana de Arruda Camargo (Departamento de Gestão da Atenção Especializada), Daniele Robles Antoneli (Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar) e Fabiana Alvares (Chefe de Seção de Apoio às Unidades de Saúde), juntamente com os secretários de Governo, Netto Donato, de Relações Institucionais, Mateus de Aquino, do vice-prefeito Edson Ferraz e do vereador Lucão Fernandes, acompanharam o início dos trabalhos de recuperação das unidades.

As Unidades de Saúde da Família atendem entre 50 e 60 usuários do SUS por dia. Cada uma tem mais de 4 mil pessoas cadastradas de acordo com o território. A equipe de cada uma é composta por médico de saúde da família, dentista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários de saúde. As consultas são sempre agendadas e os tratamentos acompanhados pela equipe multidisciplinar.

O vereador licenciado e atual secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho, que apoiou a reforma destinando parte dos recursos empregados na obra, adianta que seguirá ajudando na estruturação da saúde são-carlense quando regressar à Câmara Municipal. “Sempre tive o hábito de destinar recursos para as unidades de saúde do grande Cidade Aracy e, em 2024, mandaremos mais recursos para que estas unidades, além da reforma, possam ser estruturadas com melhores equipamentos para o atendimento da população”, afirma Paraná.

O vereador e presidente da Comissão de Saúde e Proteção Social da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, destaca que mais reformas serão realizadas nos equipamentos de saúde em breve. “A população vai ser muito beneficiada com essas ações, pois praticamente todas as unidades passarão por reformas. É uma decisão do nosso prefeito Airton Garcia, que também está atento ao bom atendimento da população e com a estrutura fornecida aos servidores municipais”, disse o vereador.

A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Adriana de Arruda Camargo, ressalta que as unidades estão sendo remodeladas em todos os aspectos. “É uma reforma bem ampla, com melhorias em todo o prédio, e que esperamos entrega-la dentro de 60 dias. Neste período, os pacientes da USF Presidente Collor estão sendo atendidos na USF Vida Nova São Carlos, enquanto os pacientes assistidos na USF Cidade Aracy estão sendo atendidos em um imóvel cedido por um munícipe”, menciona Adriana.

De acordo com o secretário de Governo, Netto Donato, as melhorias nas unidades de saúde começaram pela UBS do Santa Felícia e vão continuar até o último dia de mandato do prefeito Airton Garcia. “Hoje estamos trabalhando em 11 unidades simultaneamente. No próximo mês, devemos entregar a reforma da UBS da Vila Isabel e da UPA Cidade Aracy”, revelou Netto, lembrando que ambientes adequados refletem diretamente na excelência do atendimento aos cidadãos, promovendo um ambiente propício para a promoção da saúde.

“Estamos fazendo tudo que é necessário de acordo com a demanda de cada unidade. No caso aqui do Presidente Collor e Aracy, vamos trocar todo o telhado, trocar todo o piso, fazer uma readequação da estrutura física, inclusive implantar rampas de acessibilidade e ampliações de salas de atendimento. A valorização da saúde vai além do aspecto remuneratório”, finaliza o vice-prefeito Edson Ferraz.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x