17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura planeja renumerar ruas de São Carlos

Prefeitura planeja renumerar ruas de São Carlos

19/06/2013 11h31 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Prefeitura planeja renumerar ruas de São Carlos

A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano tem planos de renumeração de ruas da cidade. A motivação, segundo Mauro Augusto Demarzo, chefe de gabinete da secretaria, é a falta de ordem com que as casas de algumas ruas foram numeradas.

 

“Por conta disso, muitas vezes quando uma ambulância tem que atender um paciente, ela demora muito para chegar na residência”, explica. Segundo ele, um dos motivos para existência dessa situação foi a adoção do número do lote do terreno, por parte dos moradores, para enumerar a residência.

Questionado sobre uma região em que a falta de ordem é mais crítica, ele diz: “Em geral, os loteamentos mais populares”.

Em razão da existência de registro no cadastro de imóveis, explica, não é possível simplesmente trocar a numeração: “Se trocássemos os números todos de uma vez, todos deveriam fazer novo cadastro, o que seria muito oneroso”.

A decisão foi, então, a de criar um novo número, composto, diferente do número simples hoje existente: “A secretaria divide a cidade em cinco regiões. O novo número, então, seria composto pelo número da região, um hífen e um novo número”, explica Demarzo.

Afirma ainda que seguiriam o procedimento de numeração considerado normal: de sul para norte, de oeste para leste: “À direita ficariam os números pares, e á esquerda os ímpares. E como hoje temos um sistema como o Google, que nos permite ver a metragem correta, não precisamos ir até o local para fazer a medida: dentro da própria secretaria iremos efetuar as medidas e atribuir os novos números”.

Segundo ele, semana passada houve uma reunião da qual participaram diversas instituições que dependem da boa numeração para realização do trabalho que desenvolvem (como SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, a Guarda Municipal). 

Questionado sobre quanto da cidade tem a numeração desordenada, Demarzo diz: “Acreditamos que cerca de 40% tem numeração embaralhada”.

Questionado sobre quando esse processo irá começar, ele diz: “Solicitamos uma audiência pública à Câmara Municipal, para que a população se envolva nesse processo, e em seguida a prefeitura vai remeter à Câmara um projeto de lei onde essa alteração, se aprovada, terá início”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
observador
observador
10 anos atrás

Antes de trocar a numeração, a prefeitura deve colocar placas com nomes das ruas, 90%% das ruas da cidade estão sem placas de identificação, não vamos colocar a carroça na frente dos burros, vamos fazer a coisa certa, tocar a numeração primeiro é enfiar o dinheiro do contribuinte no c…

V. Orloff Jr.
V. Orloff Jr.
10 anos atrás

Maurinho Augusto, se houver custos de cartório eu SOU CONTRA!! Os idiotas que numeraram o quarteirão em que moro (rua única com 100 metros e mais nada), deram numeração de 1 a 350. No meu caso, reclamei na secretaria na hora em que me deram o número para começar a obra e reclamei com o fiscal na hora que ele fez a vistoria do habite-se, e mais, não é bairro popular, não!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x