22 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura realiza atividade para marcar Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência

Prefeitura realiza atividade para marcar Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência

O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores

21/09/2022 19h58 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Prefeitura realiza atividade para marcar Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em comemoração ao Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, realizou uma roda de conversa sobre acessibilidade, inclusão e casos exitosos de pessoas com deficiência.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

De acordo com a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, a intenção é conhecer como os convidados vêm derrubando barreiras, experiências de inclusão e ferramentas de apoio à acessibilidade que nos auxiliem a traçar caminhos possíveis”, disse a secretária.

São consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Participaram da roda de conversa Diego Henrique Garbuio, que nasceu com mielomeningocele, luxação de quadril e palato aberto, graduado em Zootecnia pela UNESP e atleta ACD da natação; Ingridy Medeiros Nazário, pessoa com deficiência auditiva, estudante de Pedagogia na UFSCar e operadora de loja e Priscila Peres de Farias, pessoa com deficiência visual, graduada em Administração pela Faculdade de Ilha Solteira e concursada na Prefeitura de São Carlos, exercendo suas atividades no Fundo Social de Solidariedade. Também fizeram parte da atividade a secretária municipal de Educação, Wanda Hoffmann, o vereador Ubirajara Teixeira (Bira), da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Margarida Maria Neo Roncon, além de representantes de entidades que atendem pessoas com deficiência na cidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x