15 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura realiza dedetização em bueiros e rede de esgoto

Prefeitura realiza dedetização em bueiros e rede de esgoto

Produto utilizado não oferece risco à saúde humana, mas elimina todo foco de pragas

25/02/2024 07h58 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Prefeitura realiza dedetização em bueiros e rede de esgoto

Em mais uma ação, a Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta semana, o serviço de dedetização, desratização e descorpinização.

O trabalho está sendo executado por uma empresa contratada, através de processo licitatório, em toda a rede de esgoto e bueiros da cidade, tendo efeito imediato contra baratas, escorpiões, aranhas, ratos e outros insetos, bem como, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue e outras doenças que podem ser fatais.

A empresa, que é composta por profissionais altamente qualificados, possui todas as licenças exigidas para realizar os procedimentos, seguindo todas as recomendações do fabricante, do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária. O produto utilizado não oferece risco à saúde humana, mas elimina todo foco de pragas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, Caroline Freire Basaglia, alerta que no período de novembro a março, são meses de chuva e calor. As altas temperaturas aceleram o metabolismo de pragas e insetos fazendo com que eles se reproduzam em uma velocidade maior. O aumento de lixo e a concentração de água das chuvas proporcionam condições favoráveis para a reprodução dos escorpiões e outros animais.

“Cada um tem que fazer a sua parte. Pedimos a toda população que limpem seus terrenos e quintais, a remoção de todo tipo de lixo contribui para o não aparecimento de baratas que servem de alimento para o escorpião, já que o mesmo é um predador. Retirem o entulho, removam os materiais de construção, como tijolos, telhas e madeiras que estejam encostados nos muros, esses materiais favorecem a procriação do escorpião”, explicou a coordenadora.

A Prefeitura orienta os proprietários de lotes e terrenos na cidade para que façam regularmente a limpeza desses espaços a fim de colaborarem com a eliminação de pragas, e ressalta que a Fiscalização Municipal segue notificando e autuando aqueles que não mantém suas áreas limpas.

DICA E PREVENÇÃO

Importante que os moradores mantenham ralos fechados, caixas de gordura vedadas, pias e tanques tampados, bem como, fechem quaisquer outras aberturas para a rede de esgoto. Tais orientações devem ser seguidas sempre para diminuir as chances de insetos e escorpiões saírem pelos ralos.

A prefeitura tem realizado um trabalho permanente de limpeza da cidade. Os agentes de combate à vetores prosseguem com as visitas domésticas para orientar os munícipes quanto à prevenção contra a dengue e a proliferação de pragas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x