15 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura se compromete a começar obras no Palacete Conde do Pinhal

Prefeitura se compromete a começar obras no Palacete Conde do Pinhal

Administração Municipal assinou TAC com Ministério Público

22/03/2024 16h24 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Prefeitura se compromete a começar obras no Palacete Conde do Pinhal

No começo de março, a Prefeitura de São Carlos assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, no qual se comprometeu a realizar em caráter emergencial, no prazo de 60 dias, a contratação de empresa para a realização das obras de estabilização do prédio e no prazo de 150 dias fazer as intervenções necessárias.

De acordo com o vereador Roselei Françoso (MDB), que ocupava a Secretaria da Educação na assinatura do TAC, nesta primeira etapa a empresa irá realizar operação de recuperação e reforço estrutural, tendo em vista que o prédio apresenta rachaduras, além de restauração do telhado e a retirada da parte elétrica.

Segundo Roselei, a empresa será contratada com dispensa de licitação e realizará os serviços, com custo de R$ 260 mil (recursos da Secretaria da Educação). Após a realização dessas intervenções, é que um projeto para revitalização completa do prédio será apresentado, para posterior realização das obras.

Em reportagem de janeiro de 2024, o Jornal Primeira Página mostrou que o prédio histórico apresentava rachaduras na sua estrutura, vegetais crescendo nas paredes e está com a calçada interditada, prejudicando o tráfego de pedestres. A situação ainda segue a mesma.

HISTÓRIA-O Palacete Conde do Pinhal foi construído a mando de Antônio Carlos de Arruda Botelho, em 1887, aproveitando do terreno por ele adquirido em 1867. O palacete do Conde ficou pronto em 1893, tendo sido projetado pelo engenheiro Pietro David Cassinelli.

Com a morte do Conde em 1901, a casa passou a ser pouco utilizada pela família, tendo sido emprestada entre 1906 a 1913 para as Irmãs da Congregação do Santíssimo Sacramento para hospedar o Colégio São Carlos. Em 1918 o prédio foi vendido para a Prefeitura de São Carlos e passou, entre 1921 e 1952, a ser sede do Paço Municipal e da Câmara de Vereadores.

A partir de 1952, o Palacete Conde do Pinhal passou a abrigar exclusivamente a Prefeitura Municipal. Em outubro de 1978 o Palacete Conde do Pinhal foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). No final dos anos 1990 passou por um processo de restauro, sendo reinaugurado em 1998.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x