15 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Profissionais de enfermagem recebem capacitação sobre vacinação

Profissionais de enfermagem recebem capacitação sobre vacinação

Capacitação será feita mensalmente com encontros teóricos e práticos

08/08/2023 20h41 - Atualizado há 8 meses Publicado por: Redação
Profissionais de enfermagem recebem capacitação sobre vacinação

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a “Capacitação em normas e procedimentos para a Vacinação”. O curso foi realizado na terça-feira (8), prossegue na quarta (9) e se estende aos dias 22 e 23 de agosto no prédio da Vigilância Epidemiológica e tem como público alvo profissionais de enfermagem (enfermeiros,  auxiliares e técnicos de enfermagem).

Denise Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde,  explica que a Secretaria Municipal de Saúde identificou a necessidade de capacitar todos os profissionais de enfermagem que estão ou não ligados diretamente a sala de vacinação, para atualização e ao mesmo tempo levar o conhecimento aos novos servidores que passaram a trabalhar na rede para que eles saibam administrar vacinas de forma segura, eficaz e adequada.

A capacitação será feita mensalmente com encontros teóricos e práticos e abordará temas como rede de frio, imunização, sistemas de informação, eventos adversos de vacina, entre outras orientações.

“Além de possibilitar o conhecimento aos nossos profissionais de enfermagem, a meta da capacitação é também de oferecer uma vacina segura para a população e consequentemente realizar controle das doenças através da imunização, visando ampliar a cobertura vacinal”, ressaltou Denise Martins.

Sobre a administração e dúvidas da população sobre vacinas, a diretora explicou que é importante observar o calendário de vacinação para manter as vacinas tanto das crianças como dos adultos e idosos atualizadas. “Muitas pessoas desconhecem ou não lembram se tomaram alguma vacina como de febre amarela, do tétano, porém o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, vem oferecendo sistemas de informação que possibilitam o registro dessas vacinas e mesmo que o cidadão tenha perdido o seu documento em papel, ele pode ir até uma unidade de saúde e resgatar. A Prefeitura de São Carlos implantou o prontuário eletrônico do cidadão em todas as unidades de saúde e as vacinas são inseridas nesse prontuário do usuário, permitindo acesso para saber exatamente qual vacina tomou, em qual data e se precisa ou não fazer o reforço”, finalizou Denise Martins.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x