16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Projeto aborda questões de segurança no trânsito

Projeto aborda questões de segurança no trânsito

19/05/2012 19h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto aborda questões de segurança no trânsito

Neste mês, a Emefi Aracy Leal Bernardi, localizada no bairro Nova Itirapina, trabalhou pela primeira vez com um projeto específico com os alunos para conscientização do trânsito, o projeto Trânsito Legal 2012, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo – Comando de Policiamento Rodoviário do 3º Batalhão de Polícia Rodoviária.

 

Segundo a diretora da escola, Rosana Cristina Rossler Sanchez, durante todo o ano são realizadas ações que trabalhem regras, leis e como evitar acidentes com os alunos. “O projeto Trânsito Legal foi desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que compreendem a faixa etária dos 9 anos”, comenta.

A diretora explica que o projeto objetiva, com sua forma e conteúdo, ensinar ao público-alvo a necessidade de obedecer às leis de trânsito, agindo de acordo com princípios de cidadania, diferenciando comportamentos corretos de atitudes inadequadas e ou ilegais, para que aprendam e ou apliquem as regras gerais de circulação e a sinalização regulamentar.

“Espera-se que as crianças abrangidas pelo projeto tornem-se bons cidadãos e atuem no futuro como formadores de opinião, com a consciência sobre a necessidade de obedecer às regras de trânsito, em especial nas questões relativas a pedestres, ciclistas e passageiros”, explica Rosana.

Neste sentido, busca-se promover ensinamentos que levem às crianças conhecimentos suficientes para propiciar mudanças de comportamento frente à ocupação e utilização das vias públicas, propiciando a redução do número de acidentes que ocorrem por falta de atenção e ou desrespeito às leis de trânsito. “Fornecer aos alunos regras básicas de trânsito para os cuidados que todos devem tomar para garantir a segurança no trânsito, atuando de forma a prevenir acidentes. Com isso, estimulá-los a influenciar os pais e as pessoas próximas, incentivando mudanças de hábitos e atitudes”, acrescenta a diretora.

Atualmente, a Escola Aracy, como é conhecida, atende alunos do Ensino Infantil e Fundamental. Ao todo, 42 alunos participaram do projeto. Quando perguntada se os alunos conseguem entender a importância de se manter a atenção no trânsito e saber como se prevenir em possíveis situações problemas, a diretora não pensa duas vezes. “Sim. As aulas foram da teoria a prática e os alunos também puderam participar de uma simulação de acidente, na qual os socorristas explicavam passo a passo o que estavam fazendo, deixando bem claro quais atitudes devemos tomar diante de um acidente”, finaliza ela.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x