27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Proprietários de vans se preparam para novo ano letivo

Proprietários de vans se preparam para novo ano letivo

Na próxima quarta-feira, dia 20, “Carreata de Vans” apresentará os veículos na Avenida São Carlos

17/01/2021 06h30 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Proprietários de vans se preparam para novo ano letivo Fotos: Divulgação

Os donos de vans, veículos utilizados prioritariamente para o transporte escolar urbano, estão se preparando para um novo ano letivo, que pode começar no início de fevereiro. Até a última sexta-feira, os cerca de 120 proprietários de vans tiveram que passar pela vistoria veicular que é realizada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

A partir de amanhã os donos das vans têm que levar os comprovantes da aprovação nas vistorias para se credenciarem e começarem a trabalhar com o transporte dos alunos assim que as aulas forem retomadas. Existem pressões dos sindicatos de trabalhadores para que os professores não voltem a trabalhar antes que seja realizada a vacinação em massa contra a Covid-19. As escolas devem receber apenas 35% dos estudantes a cada dia e de maneira escalonada ao longo da semana. Cada aluno deverá ir duas vezes por semana à escola.

O chefe da Seção de Gestão e Fiscalização de Transportes, Alessandro Lima, afirma que durante a vistoria, técnicos checam toda a situação do veículo, como sistema de frenagem, sistema elétrico, pneus, situação do extintor, cintos de segurança, tacógrafo e outros, buscando evitar que as crianças sejam transportadas em veículos sem condições de segurança. “É um trabalho minucioso e cheio de detalhes que busca avaliar a condição de cada uma das vans”, comenta Lima.

O presidente da Coopervansc, Emerson Vergara, afirma que existem 140 vans aptas a realizar o transporte escolar em São Carlos. “Estamos preparados para voltar a circular em 1º de fevereiro para transportar os estudantes da rede estadual, já que as aulas devem ser retomadas nesta data. Nas escolas particulares vai começar antes, no dia 26 de janeiro”, ressalta ele.

Como uma forma de apresentar os veículos ao povo são-carlense, na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, a cooperativa realizará uma carreata de vans que sairá da Praça Itália às 9h e circulará por toda a Avenida São Carlos. O evento vai terminar somente no Hospital Escola. “Será uma forma de mostrarmos nossas vans para toda a população”, afirma Vergara.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Coca Ferraz, afirma que diante da pandemia do novo coronavírus ainda existe muita indefinição quanto às datas corretas de início das aulas. “Estas datas divulgadas ainda podem mudar diante do aumento de número de casos que temos visto nos últimos dias. Mas nossa Pasta está fazendo seu trabalho de cumprir toda as etapas de fiscalização para que quando as aulas de fato começarem nossos alunos possam ter um transporte digno nas vans, com segurança e conforto”, destacou ele.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x