1 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > ProUni abre inscrições e oferece 144 mil vagas

ProUni abre inscrições e oferece 144 mil vagas

16/01/2013 10h36 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
ProUni abre inscrições e oferece 144 mil vagas

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas amanhã, 17, e vão oferecer 144.639 vagas na primeira edição do ano, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais, 50% da mensalidade, em instituições particulares de ensino superior. As inscrições vão até a próxima segunda-feira, 21 e somente serão realizadas pela internet.

 

O processo seletivo será constituído de duas chamadas. Os resultados dos estudantes pré-selecionados estarão disponíveis no portal do ProUni através de consulta na internet no dia 24 de janeiro, para a primeira chamada e no dia 8 de fevereiro, para segunda.

O estudante pré-selecionado deve observar os prazos para comparecer à instituição de ensino superior em que pretende fazer seu curso para que sejam conferidas as informações prestadas na ficha de inscrição.

No caso de convocação na primeira chamada, o prazo de conferência vai de 24 a 31 de janeiro. Na segunda chamada, o prazo será de 8 a 19 de fevereiro.

Os candidatos não selecionados podem ter uma segunda chance, por meio da lista de espera. Para participar, o estudante deve manifestar interesse no portal do programa nos dias 24 e 25 de fevereiro. A lista terá duas chamadas, uma no dia 28 de fevereiro e outra em 8 de março.

Para concorrer às bolsas do ProUni, o aluno tem que ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, entre outros pré-requisitos. De acordo com as novas regras do programa, o estudante precisa ter obtido a nota mínima de 450 pontos, correspondente à média aritmética de todas as provas do exame. Anteriormente, a pontuação mínima exigida era 400.

No momento do cadastro do ProUni o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, depois escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Para muitos candidatos conseguir a bolsa do ProUni pode ser uma outra alternativa para caso não conseguir uma vaga no Sisu, sistema que oferta vagas em instituições públicas de educação superior.

No entanto, caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga do Sisu. Isso porque é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis pela internet http://siteprouni.mec.gov.br/ na consulta é possível verificar as opções por curso, instituição e cidade.

 

HISTÓRICO – Criado em 2004, o ProUni atendeu até o processo seletivo do segundo semestre de 2012, a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsa integral.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x