29 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Quintas-feiras: Dia dedicado à Adoração Eucarística

Quintas-feiras: Dia dedicado à Adoração Eucarística

Todos os demais sacramentos foram instituídos pelo Senhor em vista do Sacramento da Eucaristia

21/01/2024 08h13 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Quintas-feiras: Dia dedicado à Adoração Eucarística

A própria Igreja foi criada por Jesus em virtude dela

 

Toda quinta-feira é dia especial de Adoração Eucarística. Essa tradição nos remete à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia durante a Última Ceia. A Eucaristia é o sacramento por excelência.

Todos os demais sacramentos foram instituídos pelo Senhor em vista do Sacramento da Eucaristia. A própria Igreja foi criada por Jesus em virtude dela.

A Eucaristia, que significa refeição, verdadeiramente alimenta o homem.

Jesus nos deu de presente os sacramentos para podermos ter acesso a Sua graça e ficarmos em intimidade com Ele.

Portanto, ao recebermos os sacramentos, tenhamos a certeza de que estamos recebendo a graça de Deus. De todos os sacramentos instituídos por Cristo, o da Eucaristia é o sacramento por excelência.

A Eucaristia é a maior, mais certa e poderosa forma de entrarmos em intimidade com Deus. Ela é o bem mais precioso da nossa Igreja.

Na Eucaristia ocorre a transubstanciação. Antes da consagração feita pelo sacerdote, o acidente é pão (o que vemos, o gosto) e a substância é pão. Após a consagração, quando o sacerdote pronuncia as palavras, acontece que o acidente (o que vemos e o gosto) continua sendo pão, porém a substância mudou: é Cristo!

Isto acontece por graça de Deus. Ele pode tudo! Ele se encarnou no seio de uma Virgem. Nasceu, ensinou, sofreu, morreu e ressuscitou, tudo por amor a nós. E por amor, Ele se fez pão! “Eis o meu Corpo!“, “Fazei isto em memória de mim!” Meus irmãos, a Eucaristia é certeza do Céu, é o “pão de cada dia que se toma como remédio para nossa fraqueza” (Santo Agostinho). Ela é o meio mais perfeito pelo qual podemos nos vincular a Cristo e por Ele a Deus.

Para recordar o dia da Instituição da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, a Igreja nos convida a devotarmos nossas orações a Jesus Eucarístico em todas as quintas-feiras do ano. Somos chamados, neste dia em especial, a adorar o Senhor. Muitas paróquias do Brasil e do mundo, expõe-se o Santíssimo Sacramento para adoração durante as quintas-feiras.

Na nossa Diocese de São Carlos, as Paróquias expõe o Santíssimo Sacramento nesta data.

“Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-O muitas vezes. Quereis que Ele vos dê algumas graças? Visitais-O raramente. Quereis que o demônio vos assalte? Visitai raramente a Jesus sacramentado. Quereis que o demônio fuja de vós? Visitais a Jesus muitas vezes. Quereis vencer o demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus. Quereis ser vencidos? Deixai de visitar Jesus. Meus caros, a visita ao Santíssimo Sacramento é um meio muito necessário para vencer o demônio. Portanto, ide frequentemente visitar Jesus e o demônio não terá vitória contra vós”. (Dom Bosco)

 

Deus abençoe você!

 

Missão Consagra-te

Gisele Botêga

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x