27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Reservatório do CEAT tem vazamento há mais de 3 anos

Reservatório do CEAT tem vazamento há mais de 3 anos

19/11/2011 14h46 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Reservatório do CEAT tem vazamento há mais de 3 anos

São Carlos perde com o desperdício pelo menos metade da sua água tratada, segundo dados do Atlas 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  No estudo, divulgado recentemente, São Carlos é o único município da região que aparece entre as 229 cidades do país com perda de 50% ou mais. Um dos problemas crônicos são os vazamentos nos reservatórios do próprio SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). NO CEAT um dos reservatórios apresenta vazamentos a mais de 3 anos.

Em 2009 uma matéria na imprensa local já divulgava o problema. Ontem pela manhã a reportagem do Primeira Página esteve no local, e o problema persiste. O que mais chama a atenção é que o Saae de São Carlos está em plena campanha pedindo para que a população economize água.

Outros reservatórios do SAAE como o da Vila Nery, próximo a Fundação Educacional São Carlos (FESC) e também na Vila Prado, ao lado do Cemitério Santo Antonio também apresentam vazamentos.

Em recente publicação o Jornal Primeira Página apresentou dados do IBGE, sobre o desperdício de água potável. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade (SAAE), no cálculo das perdas efetuado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, além dos vazamentos, são computados: água consumida nos hidrantes, caminhões-pipa, submedições e água consumida por órgãos públicos. Alem disso, ligações clandestinas. De 2009 até meados deste mês, foram 5.555 notificações para regularização destas ligações. Foi conseguida a regularização de 3.501 ligações.

 

OUTRO LADO – De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eduardo Teixera Cotrim, na Vila Prado não há vazamento. Mas há problemas em outros dois reservatórios, o do Cruzeiro do Sul e do Parque Fehr. No Cruzeiro do Sul obras de construção de um novo reservatório estão em andamento.

Cotrim disse ainda que uma empresa realiza uma impermeabilização do reservatório do CEAT o que resolverá todos os problemas de vazamento. A obra vai ser entregue na próxima semana. “Terminando o reservatório do CEAT já estaremos começando o trabalho no Parque Fehr. O reservatório da Vila Nery há pequenos problemas que o SAAE já esta resolvendo”, informou Cotrim.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x