27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Revitalização da região central está na terceira fase, afirma Muller

Revitalização da região central está na terceira fase, afirma Muller

O secretário de Habitação disse que começa em novembro a mudança de local do shopping “Beira Rio”

30/09/2020 10h50 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Revitalização da região central está na terceira fase, afirma Muller Foto: Divulgação

Após as reformas da Praça do Mercadão e do Calçadão da Rua General Osório em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACSIC) na região central, a Prefeitura Municipal terminou a construção dos terminais de ônibus, só falta a sinalização pela Secretaria de Transporte e Trânsito, e em novembro tem início a terceira fase de revitalização com a mudança do local do Shopping “Beira Rio”, da Rua Geminiano Costa para a Rua Comendador Alfredo Maffei, onde hoje está o estacionamento de táxis e motocicletas. Os boxes serão elevados, para evitar problemas com enchentes. No lugar do camelódromo será construído um grande bolsão de estacionamento com 70 vagas para carros, motos e táxi, segundo o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Muller, em entrevista na manhã de ontem (29) no Fala São Carlos.

“Existia e sempre vai existir um clamor da população pela revitalização da região central, que é o coração e da história de São Carlos. Alguns outros prefeitos fizeram algumas obras, mas a atual administração está realizando melhorias no entorno do Mercado Municipal, como por exemplo a reforma do Calçadão em parceria com a ACISC, ficou muito bonito e atrativo, e as pessoas estão gostando muito desse novo Calçadão da Rua General Osório”, afirmou o secretário Muller.

O secretário de Habitação disse que a revitalização entrou na terceira fase, após a conclusão dos terminais de ônibus e que serão entregues em breve para a população. “Agora a Prefeitura está concluindo os terminais de ônibus na Praça dos Voluntários e em alguns dias serão entregues para o uso de embarque e desembarque. Na sequência, a partir de novembro tem início a terceira fase de revitalização da região central com a mudança de local do Shopping “Beira Rio”, afirmou.

De acordo com o secretário Muller, os recursos da ordem de R$ 1,1 milhão para a construção do novo shopping e do estacionamento são próprios da Prefeitura Municipal, que vem da arrecadação geral do município, e que não são carimbados, por isso que qualquer Secretaria pode assumir essas obras.

Muller disse que ainda falta uma quarta fase de revitalização na região central, que é a construção da Praça de Alimentação e troca do piso da Praça do Mercado Municipal. “Ainda falta uma quarta intervenção na região do Mercado Municipal, que é a construção da praça de alimentação, a concessão dos boxes da Prefeitura de São Carlos. Devido a pandemia foi retirado o processo licitatório, e após a pandemia será colocado novamente para que as empresas possam assumir esses boxes. Nesta quarta intervenção a Prefeitura irá trocar também o piso da Praça do Mercado Municipal”, explicou.

Enchentes

Outro assunto comentado pelo secretário Muller foi com relação as obras para mitigar as enchentes na região central. “A população sempre pergunta se na região central irá continuar a ter ou não enchentes? O que podemos afirmar que a Prefeitura está tomando medidas mitigadoras para reduzir o volume de água que irá chegar na região do Mercado Municipal. Agora, que nunca vai ter enchente, isso não é uma verdade. Não é a administração que está dizendo isso, são os especialistas, porque a cada dois anos existe a possibilidade de termos um volume maior de água naquela região”, ressaltou.

Uma das obras para diminuir o volume de água em torno de 15%, calculam os técnicos, na região central da cidade, é a construção do piscinão no CDHU, que necessita ainda de uns 45 dias para chegada da água no piscinão, explicou o secretário Muller. “Mais ou menos 45 dias para entrega do piscinão. Qual é o problema nesse momento, nós já fizemos a cava, que é o reservatório de água, e agora estamos executando as escadas hidráulicas, que são as entradas de água para o piscinão. Mas para fazer a canalização da entrada dessa água é preciso passar por um terreno da Faber Castell, no Cedrinho, então estamos discutindo com a diretoria da empresa para liberar essa construção. Portanto, ainda faltam uns 45 dias para fazer chegar a água dentro do piscinão”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x