30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Rigor encerra atividades em São Carlos

Rigor encerra atividades em São Carlos

04/04/2012 21h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Rigor encerra atividades em São Carlos

A Rigor Alimentos está encerrando suas atividades em São Carlos e enviando carta de aviso prévio para todos os funcionários que trabalham na unidade. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores no Setor de Alimentação. Segundo Laércio Carlos de Agostino, tesoureiro do sindicato, os cerca de 650 funcionários receberam nesta semana a carta de demissão. Na noite de anteontem, um grupo de funcionários procurou o Primeira Página para relatar o caso. Muitos estão com medo de serem demitidos e não receberem os direitos trabalhistas.

Para o sindicato da categoria já havia a informação de que a Rigor Alimentos estaria “quebrando” o contrato de arrendamento com a Rei Frango e que o fechamento da unidade em São Carlos era esperado. “Há um acordo de se pagar todos os funcionários em uma única parcela assim que terminar o aviso prévio”, afirma Agostino.

Porém os funcionários acreditam que podem não receber. “Se acontecer de a empresa não nos pagar. Eles vivem falando que estão em crise financeira. Como ficam as famílias dos trabalhadores?”, questiona um dos funcionários que pediu para não ser identificado.

Ainda para o sindicato, o risco do não pagamento está descartado, uma vez que a empresa está em concordata e se não efetuar o pagamento das verbas rescisórias e salários automaticamente entra em estado de falência. “Se eles não pagarem, o procurador do Trabalho de Araraquara pede a falência da empresa, por isso acredito que os trabalhadores serão pagos normalmente”, explica Agostino.

 

MINISTÉRIO DO TRABALHO – Para o gerente regional do Ministério do Trabalho em São Carlos, Antonio Valério Morillas Júnior, caso de fato a empresa esteja colocando os trabalhadores “em aviso prévio”, todos os direitos trabalhistas devem ser pagos em uma única parcela no primeiro dia útil após o término do aviso.

Morillas disse que não tinha conhecimento de que os demais funcionários estariam sendo demitidos, mas afirmou que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Trabalho, que deve ser respeitado, entre eles o pagamento em única parcela das verbas indenizatórias dos demais trabalhadores demitidos.

 

NOVA EMPRESA – Segundo o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação, Laércio Carlos de Agostino, há uma negociação com a Rei Frango para que uma nova empresa assuma o lugar da Rigor. “As informações que nos passaram é de que após 15 dias que a Rigor Alimentos encerrar as atividades em São Carlos, uma nova empresa, que ainda não sabemos o nome, irá assumir as atividades”, explica Agostino, que ainda afirmou que haverá um compromisso de que a nova empresa possa readmitir os trabalhadores da Rigor. “Vamos conversar para que isso se concretize de fato”, finalizou.

 

OUTRO LADO – A reportagem do Primeira Página esteve na empresa, mas ninguém falou sobre o assunto. O departamento jurídico da Rigor Alimentos não retornou as ligações até o fechamento desta edição.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x