15 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > SAAE participa de curso da UFSCar sobre drenagem

SAAE participa de curso da UFSCar sobre drenagem

Controle de enchentes e prevenção de inundações são destaques

08/08/2023 21h29 - Atualizado há 8 meses Publicado por: Redação
SAAE participa de curso da UFSCar sobre drenagem

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos está representado no Curso de Aperfeiçoamento Profissional ‘Estratégias de Drenagem Sustentável e Revitalização de Rios Urbanos’, desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e vinculado a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Tietê-Jacaré (UGRHI 13) no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ).

Eduardo Casado, gerente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais e Alex Fabiano Ciacci, chefe do Setor de Projetos e Obras de Manejo de Águas Pluviais do SAAE, participam, juntos, de modo online, do curso que começou nesta terça-feira, 08/08, e vai até 31/10, sempre uma vez por semana, totalizando 30 horas.

GESTÃO DAS ÁGUAS URBANAS

O programa tem definido metas e atividades a serem realizadas nos municípios da bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré, com vistas a identificar, propor e exemplificar modelos mais sustentáveis de drenagem e de intervenção nos cursos d’água urbanos. Uma de suas propostas abrange a capacitação de técnicos com atuação na região da UGRHI 13 e a produção de materiais educativos e de comunicação, para contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das águas urbanas e aprimorar os processos de elaboração de projetos de drenagem e de intervenção em cursos d’água desta Bacia Hidrográfica.

DRENAGEM SUSTENTÁVEL

O curso pretende formar, sensibilizar e mobilizar gestores e técnicos municipais, estudantes e educadores em geral, para o planejamento e o desenvolvimento de estratégias e ações de drenagem sustentável e de revitalização e renaturalização de rios urbanos. E também debater bases teóricas para ajudar na elaboração de projetos de drenagem sustentável e apresentar experiências práticas e aplicadas sobre casos que proponham modelos e tecnologias inovadoras nas temáticas envolvidas.

O Gerente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do SAAE, Eduardo Casado, disse que a participação da autarquia é de grande importância. “O curso é uma oportunidade que temos para estabelecer contato com pesquisadores experientes da UFSCar e da USP, que há anos atuam em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ), na produção de estudos, projetos e soluções para os municípios da região, viabilizando a captação de recursos para futuras obras. A orientação fundamental que recebemos do presidente do SAAE é para desenvolvermos projetos para melhoria geral das condições dos córregos, tanto para o controle de enchentes e prevenção de inundações que historicamente afetam São Carlos, mas também para a conservação de nossos mananciais superficiais”.

O presidente do SAAE, Mariel Olmo, afirmou que toda a possibilidade aberta para que servidores da autarquia tenham acesso a mais conhecimento e informação será sempre bem-vinda, apoiada e estimulada. “Um tema extremamente pontual e urgente como este (enchentes e inundações), comum a várias cidades paulistas e brasileiras, não pode ficar de fora do olhar e do radar do SAAE. Além disso, com o novo Marco Legal do Saneamento Básico, com metas a cumprir até 2030, fontes tradicionais de conhecimento e rigor científico e tecnológico, como a UFSCar, são aliadas indispensáveis das quais ninguém pode abrir mão”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x