29 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > SAAE participa de premiação de escolas com ‘Selo Lobo-Guará’

SAAE participa de premiação de escolas com ‘Selo Lobo-Guará’

Certificado é parceria entre a autarquia, Diretoria de Ensino, Ministério Público, Câmara e Prefeitura

13/12/2023 18h54 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
SAAE participa de premiação de escolas com ‘Selo Lobo-Guará’

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (13), no Paço Municipal, 42 das 46 unidades da rede pública estadual de ensino da regional de São Carlos receberam o ‘Selo Lobo-Guará, Escola Sustentável’, lançado pela Diretoria de Ensino, e que tem como parceiros o SAAE, Ministério Público, Câmara Municipal e Prefeitura. O termo de cooperação que instituiu o selo em três categorias (ouro, prata e bronze) foi firmado em 02/06, para fomentar a educação ambiental na cidade em favor da sustentabilidade e desenvolvimento de projetos com foco na preservação da biodiversidade local.

OURO/PRATA/BRONZE

Oito escolas receberam o selo bronze, 18 o selo prata e 16 o selo ouro com base em critérios que envolveram arrecadação de tampinhas e lacres, separação do lixo, economia de consumo de água, desperdício da merenda escolar, feira de ciências, projetos especiais, concursos, olimpíadas, número de embaixadores ambientais, composteiras, espaços sustentáveis, criação e manutenção de hortas e inovação. Uma comissão formada por representantes do SAAE e Diretoria Regional de Ensino fez a avaliação, que será sempre anual para a manutenção ou não do selo, bem como o acréscimo ou descida de categoria.

Participaram da premiação a Dirigente Regional de Ensino, Profa. Débora Gonzales Costa Blanco (anfitriã); o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo; o vereador Bruno Zanchetta (que representou a Câmara e o presidente, Marquinho Amaral); o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto; o secretário de Governo, Netto Donato (que representou o prefeito Airton Garcia); o vice-prefeito, Edson Ferraz; o representante da OAB, Dr. Daniel Cardozo e o Cabo PM Bombeiro Abimael Ramos, além de diversos ‘Embaixadores Ambientais’, alunos, professores, funcionários e diretores de várias escolas estaduais de São Carlos e região.

A Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, agradeceu e cumprimentou o envolvimento de todos no projeto. “O Selo Lobo-Guará, Escola Sustentável chegou para ficar. Hoje, servimos de modelo de ações para diversas cidades do Brasil, graças ao empenho das escolas, com seus alunos, professores, funcionários e diretores, e agentes muito importantes e significativos sem os quais tudo isso não seria possível: SAAE, Ministério Público, Câmara e Prefeitura. Muito obrigado a cada um que acreditou e apostou na ideia. Esta semente lançada dará frutos em breve. A sustentabilidade, acreditemos, é o que vai garantir a nossa e as próximas gerações”.

O presidente do SAAE, Mariel Olmo, parabenizou as escolas que receberam o selo e agradeceu a todos os parceiros da iniciativa. “O SAAE não poderia e nem deveria ficar à margem de um projeto fantástico como este. Afinal, a autarquia que cuida do saneamento básico de São Carlos (água e esgoto), e agora também de resíduos e drenagem, tem um orgulho enorme de estar junto nesse esforço coletivo e cidadão para ajudar nosso meio ambiente e, com isso, melhorar a qualidade de vida de todos. Contem sempre com o SAAE para ações que tiverem essa mesma direção, esse mesmo foco. Porque, tenham absoluta certeza, estaremos sempre a postos e dispostos para ajudar e colaborar”.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, disse que fica muito feliz em ver que a educação ambiental avança na cidade. “O caminho, a saída, é dessa forma: envolver crianças, adolescentes e jovens, que levam este exemplo para casa, e crescem com essa postura correta e com a conduta mais adequada. E o Selo Lobo-Guará reconhece esse trabalho individual e em equipe”. Já o vereador Bruno Zancheta, ressaltou: “É muito importante incentivarmos a educação ambiental e o respeito ao meio ambiente em nossas escolas. Parabéns aos alunos, aos professores e ao conjunto de idealizadores e organizadores desse projeto maravilhoso”.

Edson Ferraz, vice-prefeito de São Carlos, também elogiou. “Quero parabenizar a Dirigente de Ensino, Professora Débora, todos os diretores, professores, embaixadores do meio ambiente, alunos e apoiadores por essa iniciativa louvável. Com ações concretas como essa, estamos construindo um futuro mais sustentável e preservando nosso planeta. Juntos, somos agentes de transformação e inspiração.” O secretário de Governo, Netto Donato, alertou: “O mais importante é essa conscientização de que é necessário mudar, é preciso ter um respeito maior pelo meio ambiente e uma cidade mais sustentável. E é isto que o prefeito Airton Garcia e todos os secretários, além do presidente do SAAE, Mariel Olmo, têm feito para que a gente possa ter uma São Carlos cada vez melhor”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x