26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sanca Hub reúne starups de São Carlos

Sanca Hub reúne starups de São Carlos

27/11/2012 17h14 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Sanca Hub reúne starups de São Carlos

Mas o que são startups? Quem responde é Thiago Christof, um dos primeiros integrantes do grupo: “Startups são empreendimentos de alto risco. Vamos dizer assim: é uma empresa de garagem tentando fazer algo inédito, inovador”, explica.

 

Embora seja uma novidade no Brasil, as startups têm alguma história no mundo. Algumas delas até alcançaram certa fama e algum renome mundial. Por exemplo, a Apple, a Google e a HP. Talvez já tenham ouvido falar…

“Atualmente somos em um número de 15 start ups”, diz Thiago, que explica seu mais novo projeto: “Meu projeto vai sair semana que vem, e a ideia dele é que os celulares conversem entre si. Vamos exemplificar da seguinte maneira: estamos aqui conversando, e falar é muito natural pra gente. Eu estou falando, você está ouvindo, e minha boca não é da marca X e seu ouvido da marca Y. Nós conseguimos conversar. Mas nossos celulares, nossos tablets não conseguem conversar muito bem se são de marcas diferentes. E meu projeto é uma maneira de fazer as coisas conversarem”, diz Thiago.

O projeto, no entanto, ainda está em fase de maturação: “Ele vai se colocado em aberto, ou seja, as pessoas vão poder contribuir, não vai existir uma empresa dona do código, vai poder ser aprimorado pela comunidade de desenvolvedores. Vai ser publicado e vai ser um playground de desenvolvedores até chegar a coisas mais redondas, testadas, para serem lançadas para o público”, explica Thiago.

Os conceitos de colaboração e contribuição são, aliás, essenciais para o grupo: “Hub é um termo que gostamos de usar em computação: é o lugar onde conectamos coisas. Um Hub de rede é onde se coloca os cabinhos de rede e os computadores começam a conversar entre si. Sanca Hub é isso: é o nosso ponto de conexão, é um encontro completamente informal. A ideia é se encontrar informalmente para conversar, trocar ideias. Por quê? Pois se pegarmos hoje a internet, vemos que ela é muito dinâmica, e por ser dinâmica ganhamos mais trocando informações do que escondendo. Antigamente a gente tinha aquele modelo em que a indústria desenvolvia algo que era segredo, sigilo. Na internet tudo é muito rápido, e ganhamos muito mais compartilhando informações e pegando feedback. O grupo nasceu dessa necessidade de conhecermos outros empreendedores, principalmente os ligados à internet, aqui em São Carlos”, explica Thiago.

A lista completa de startups que integram o grupo e suas descrições podem ser conferidas no site www.sancahub.com.br.

 

Encontros

Os encontros do grupo têm dois formatos: o happy hour e o hubstorm. O primeiro tem como objetivo conhecer novas pessoas, compartilhar novidades, comentar algum investimento. “Vale até jogar conversa fora”, diz Thiago. Já o hubstorm tem outro foco: é uma rodada de feedback sobre uma ideia apresentada por alguém do grupo. Nesses encontros, as ideias são aperfeiçoadas, pontos fracos são apontados, bem como formas de melhorá-las.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x