27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sangue Bom tem início em São Carlos

Sangue Bom tem início em São Carlos

02/07/2013 09h06 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Sangue Bom tem início em São Carlos

Nesta segunda-feira, 1º, teve inicio a 13ª Campanha do “Bombeiro Sangue Bom”, projeto que é realizado desde 2000, como parte das comemorações do Dia do Bombeiro e objetivando selecionar novos doadores para o Banco de Sangue, já que, durante o mês de julho, estudos de hemocentros em todo o Estado, indicam redução no número de doações.

 

Segundo o Tenente Rangel Moreira Gregório, Comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos, no ano passado foram realizadas 985 doações, sendo que, nesse ano, a meta é chegar a mil doadores. “No ano passado batemos um recorde de doações. Esperamos continuar crescendo e obtendo resultados cada vez melhores” ressalta o Tenente.

De acordo com Gregório, a campanha acontece nesse mês de julho em virtude das férias, uma vez que já detectamos uma diminuição nas ações de doação. A estatística mostra também que julho é um mês em que a incidência de acidentes é maior, em razão da maior quantidade de veículos nas estradas.

“Além disso, nesse mês nós também comemoramos o Dia Nacional do Corpo de Bombeiros. É uma oportunidade de agregar as três situações e a gente acaba realizando a campanha durante todo o mês”, comenta Gregório.

O vereador Aparecido Donizete Penha também esteve na Santa Casa e se disse feliz pela realização da campanha. “Os bombeiros estão de parabéns. É preciso salientar esse projeto e chamar a atenção da sociedade para a importância de se doar sangue,” comentou o vereador.

Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas, a campanha porporciona uma grande ajuda ao hospital. Segundo ele, houve casos em que foi preciso cancelar cirurgias por falta de sangue, principalmente neste mês de julho. “Para que o hospital possa estar abastecido com o mínimo necessário de bolsas para atender os casos urgentes e eletivos”, destaca Morillas.

 

Como doar

Para ser doador de sangue basta ser saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

 

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x