5 de Março de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santuário da Babilônia inaugura decoração de Natal

Santuário da Babilônia inaugura decoração de Natal

Iluminação será uma das mais bonitas e maiores de São Carlos e região e deve ampliar ainda mais a visitação ao local

28/11/2023 21h41 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Santuário da Babilônia inaugura decoração de Natal

Será realizada no próximo sábado, 2 de dezembro, a inauguração do 3° Natal das Luzes do Santuário da Babilônia. “Com o tempo litúrgico do Advento, nesse primeiro final de semana, inicia-se caminho para o Natal de Jesus”, afirma o padre Everton Luchesi, reitor do santuário.

A inauguração das luzes acontecerá às 18h, com a Santa Missa e apresentação do Coral da USP São Carlos. O evento conta com cerca de 10.000 metros quadrados de jardim decorado, incluindo a bela fachada do Santuário. Haverá também um presépio externo, árvores de Natal, áreas instagramáveis e muitas luzes e novidades. O local estará aberto todos os dias para visitação até às 21h, e aos sábados haverá praça de alimentação.

Essa iniciativa foi um sonho do Padre Everton e é realizada pela comunidade local do Santuário da Babilônia, com a participação de fiéis, sitiantes e devotos.

HISTÓRIA

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, é uma pequena igreja rural que guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A tradição diz que a imagem foi encontrada intacta sob uma árvore após um incêndio destruidor no bairro da Babilônia. A capela foi construída no local, que hoje recebe romarias e procissões ao longo do ano.

O local só existe, porque a população local sempre acreditou que a imagem intacta de Nossa Senhora, encontrada sob uma árvore após um incêndio, foi um sinal divino.

O local onde está o Santuário fez parte de uma sesmaria, com dois mil alqueires de terra, da antiga Fazenda Babilônia, que pertencia ao Coronel José Ferreira de Figueiredo. Naquela fazenda existia uma mata de 10 alqueires que no mês de agosto de 1860 sofreu um incêndio. Depois que o fogo acabou as pessoas perceberam que sobrou apenas uma única arvore, verdinha, sem nenhum sinal de que o fogo chegou perto dela. Isso chamou a atenção das pessoas locais, que chegando próximo a árvore viram que havia uma imagem de Nossa Senhora da Conceição nos galhos.

Todos acreditaram que aquilo era um sinal de Deus e começaram a visitar o local, onde foi construída uma capelinha de pau a pique. O Coronel, dono das terras, porém, não gostava daquela romaria em sua fazenda e por várias vezes tentou dificultar o acesso das pessoas ao local. Os desentendimentos só terminaram quando a Diocese de São Carlos conseguiu adquirir o local, em 1938, mais de 60 anos após o incêndio ter ocorrido.

Maria Nazaret Figueiredo Davidofi construiu uma capelinha no lugar onde estava a árvore que resistiu ao incêndio. A imagem de Nossa Senhora, encontrada na árvore após o incêndio, não é a mesma que está no Santuário hoje.  A imagem original foi quebrada por uma criança e o Bispo da época, Dom Gastão, mandou buscar uma nova imagem em Aparecida do Norte e é essa que está no Santuário.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x