27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São-carlenses ficam em dúvida sobre o ‘porque’ é feriado

São-carlenses ficam em dúvida sobre o ‘porque’ é feriado

14/11/2012 20h48 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São-carlenses ficam em dúvida sobre o ‘porque’ é feriado

Quando Marechal Deodoro proclamou a república em 1889 não poderia imaginar que todo santo dia 15 de novembro se tornaria feriado nacional. Ou seja, é um dia para descansar, sendo sinônimo para muitos um dia sem de trabalho e para os jovens significa não precisar ir à escola.

A equipe do jornal Primeira Página fez uma pesquisa no centro da cidade para perguntar aos cidadãos são-carlenses o motivo do feriado. As respostas e inquietações foram surpreendentes, poucos foram os que lembraram da República.

“Eu sei que é feriado, mas do que eu não sei”, diz Mário Oliveira, 76, que conversava com Antônio Alves, 73, afirmando ao amigo que “amanhã é dia da República”. Dessa forma, Oliveira ri e espanta-se “nossa, é verdade”.

O jovem Elton Caetano de Souza, 25, não tinha lembrado se quer sobre o feriado, pois vai trabalhar o dia todo, “’vish’, é sobre o que mesmo?”, fala.

Já a comerciante Leila Célia, 30, surpreende-se “fiquei sabendo agora que é feriado”. Entretanto, outra comerciante Raquel Silva, 35, acerta e afirma “é Proclamação da República”. Os estudantes Vinicios Parada,13, e Juliana Mota, 14, ficaram em dúvida e engasgaram-se para responder, todavia acertaram, “lembro que vi na escola, é sobre a república, não?”, fala Parada.

 

E por que República?

O sambista das antigas Luiz Airão cantava que estava com ‘saudades da república’, talvez, seja saudades inspiradas no proclamado hino “Liberdade!; Liberdade!; Abre as asas sob nós”,

A origem da palavra República vem do Latim res publica e significa coisa pública. É uma oposição do regime monárquico de Dom Pedro II e foi proclamada no Brasil em 1889 liderado por Marechal Deodoro da Fonseca.

Segundo o sociólogo Gabriel Madureira, esse movimento ocorreu devido ao processo de formação dos grandes Estados nos séculos XV e XVI. “Tinham cidades que eram independentes, como as cidades mercantis da Itália, Gênova e Veneza, que eram chamadas de repúblicas”, explica. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x