29 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos conquista Selo Prata de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV

São Carlos conquista Selo Prata de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV

Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, pelo Ministério da Saúde, visa fortalecer gestão e rede de atenção do SUS

22/11/2023 17h21 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
São Carlos conquista Selo Prata de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), confirmou que a equipe nacional de validação do Ministério da Saúde deferiu a solicitação do município, considerando São Carlos apta a receber a Certificação do Selo Prata de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV.

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde. O objetivo é aprimorar as ações de prevenção, de diagnóstico, de assistência e de tratamento das gestantes e das crianças. Além disso, busca garantir a qualificação da Vigilância Epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da transmissão vertical do HIV.

No início deste mês a equipe do Ministério da Saúde esteve em São Carlos para fazer a avaliação do atendimento prestado às pessoas portadoras de HIV, especialmente para às gestantes.

De acordo com a enfermeira Elisa Rodrigues da Costa, do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), desde 2014 o município não registra casos de criança com HIV, transmitido da mãe para o filho na gestação, parto ou amamentação. “Os testes diagnósticos, tratamento e medidas profiláticas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A identificação de infecções sexualmente transmissíveis pode ser feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de São Carlos. Em caso de resultados positivos, os pacientes recebem de imediato as orientações necessárias para o início do tratamento, que é realizado no CAIC”, finaliza a enfermeira.

A secretária de Saúde, Jôra Porfírio, ressaltou que na prática, isso significa que o município tem apresentado indicadores satisfatórios em relação à transmissão vertical do HIV. “Entre os critérios analisados em São Carlos para Certificação constam também a assistência ao pré-natal, o acompanhamento durante o parto e nos primeiros 18 meses de vida da criança”.

Netto Donato, secretário de Governo, em nome do prefeito Airton Garcia, parabenizou toda a equipe da Secretaria de Saúde. “A certificação representa muito mais que um selo, é uma forma de reconhecimento e valorização da equipe de Saúde da Prefeitura de São Carlos”.

A solenidade para a entrega do selo aos municípios certificados será realizada em Brasília no dia 8 de dezembro, às 9h, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa no Tribunal de Contas da União (TCU).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x