A Vigilância Epidemiológica de São Carlos divulgou nesta quarta-feira, 9, uma nova atualização do boletim de arboviroses do município. Os dados mostram que 417 casos de dengue foram confirmados em 2026, sem registro de óbitos pela doença até o momento.
O número de casos confirmados permanece praticamente estável, mas representa uma queda expressiva na comparação com o ano passado. Em 2025, São Carlos havia contabilizado 19.723 casos confirmados de dengue. Com os números atuais, a redução chega a 98%.
O total de notificações de arboviroses também apresenta queda significativa. Em 2025 foram registradas 26.788 notificações, enquanto em 2026 são 3.456, uma redução de aproximadamente 87%.
As notificações incluem casos confirmados, pacientes que ainda aguardam resultados e casos posteriormente descartados.
Outras arboviroses
O boletim aponta que, em 2026, não há casos confirmados de chikungunya, zika ou febre amarela em São Carlos.
Até o momento, foram descartados 205 casos de chikungunya, 192 de zika e três de febre amarela.
Dessa forma, o cenário municipal atualizado é:
Dengue: 417 casos confirmados;
Zika: 0 confirmados e 192 descartados;
Chikungunya: 0 confirmados e 205 descartados;
Febre amarela: 0 confirmados e três descartados.
Apesar da redução expressiva em relação a 2025, a Vigilância Epidemiológica mantém o acompanhamento dos casos e reforça a importância da prevenção e do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.








