1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos recebe mais uma edição do “Como deixar de fumar”

São Carlos recebe mais uma edição do “Como deixar de fumar”

14/09/2013 14h43 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe mais uma edição do “Como deixar de fumar”

São Carlos recebe na próxima semana mais uma edição do curso “Como deixar de fumar”, promovido pela Clínica St. Germain, especializada em Medicina do Trabalho e pelos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Este ano, é a segunda vez que o curso é oferecido na cidade, mas ele existe há mais de 40 anos. Ele deve receber cerca de 100 participantes.

 

O médico e diretor da Clínica St. Germain, Benjamim Jara Tadeo, explica que é um curso gratuito, oferecido de forma voluntária para pessoas que desejam largar o vício do cigarro.

O curso é o passo inicial de um processo e é oferecido por uma equipe multidisciplinar, que envolve apoio médico, terapia de grupo, fisioterapia respiratória, medicina preventiva, fonoaudiologia, apoio psicossocial e espiritual.

Por ser promovido por membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, muitas pessoas podem pensar que é segmentado, mas Tadeo adverte e salienta que é um serviço para o bem comum, independentemente de crença ou religião. “Trata-se de um serviço de assistência a sociedade, uma obrigação dos membros da igreja para beneficiar o ser humano, sem importar qual é sua crença”, explica.

Dentre os que participam do processo, entre 60 e 80% conseguem largar o vício. Durante a atividade, o participante aprende sobre todas as fases para se parar de fumar: desintoxicação através de uma alimentação adequada; exercícios para expelir o concentrado químico do cigarro; e, caso seja necessário, medicação fitoterápica, que não possui química e pode ser tomada por qualquer paciente.

Para participar, não há a necessidade de inscrição, basta chegar ao local que já é encaminhado pela equipe para um cadastro e participação das palestras.

O médico observa que na primeira edição deve ano predominou a participação feminina no curso. “Percebemos que 70% dos participantes eram mulheres, inclusive de outras cidades da região. As mulheres transmitem melhor a informação além do curso e, muitas vezes, trazem outras amigas que tenham o mesmo desejo de largar o vício do cigarro, coisa que os homens não fazem”, diz Benjamim.

“Percebemos com o curso que quando temos a maior parte de homens, não recebemos muitos questionamentos. Já quando são mulheres o questionamento é maior e as palestras se tornam até mais esclarecedoras”.

O curso vai do dia 16 ao dia 19 de setembro, das 19h45 às 21h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia do bairro Santa Felícia, localizada na rua Luis Pedro Bianchini, 531.

 

 

Mariana Braga

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x