21 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos recebe Selo Prata pela eliminação da transmissão vertical do HIV

São Carlos recebe Selo Prata pela eliminação da transmissão vertical do HIV

12/12/2023 16h19 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
São Carlos recebe Selo Prata pela eliminação da transmissão vertical do HIV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), recebeu na última sexta-feira (8), do Ministério da Saúde, a Certificação do Selo Prata de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. A enfermeira Elisa Rodrigues da Costa recebeu o documento em evento realizado no auditório do Instituto Serzedello Corrêa no Tribunal de Contas da União (TCU). Também participaram da solenidade Thais Angélica e Osmar Freire, ambos servidores do CAIC.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão vertical é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. No Brasil, essa forma de transmissão tem sido responsável por cerca de 90% dos casos notificados de Aids em menores de 13 anos. A transmissão vertical pode acontecer durante a gestação, durante o trabalho de parto ou durante a amamentação. Por isso, é importante que o estado aperfeiçoe cada vez mais as políticas públicas, melhorando o pré-natal.

Em São Carlos desde 2014 não são registrados casos de criança com HIV, transmitido da mãe para o filho na gestação, parto ou amamentação. “Os testes diagnósticos, tratamento e medidas profiláticas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A identificação de infecções sexualmente transmissíveis pode ser feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de São Carlos. Em caso de resultados positivos, os pacientes recebem de imediato as orientações necessárias para o início do tratamento, que é realizado no CAIC.

A enfermeira Elisa Rodrigues da Costa, do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), garante que a partir de agora, esse selo é um incentivo para a equipe. “Ele fomenta o desejo de trabalhar cada vez mais para alcançarmos o selo ouro, tão almejado pelo nosso município. Esse ano foram classificados 4 estados e 73 municípios. O objetivo é aprimorar as ações de prevenção, de diagnóstico, de assistência e de tratamento das gestantes e das crianças”, avalia a enfermeira.

Também devem ter tomadas todas as medidas preventivas adequadas à eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis, principalmente em áreas onde ocorram situações de maior vulnerabilidade social e individual como, por exemplo, regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e baixa cobertura de serviços, conforme protocolos locais e/ou nacionais.

O CAIC está localizado na avenida São Carlos, nº 3392, esquina com a Rua José de Alencar, no Tijuco Preto. O horário de atendimento é das 7h às 16h de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x