25 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos sedia etapa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

São Carlos sedia etapa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Evento contou com presença de mais de 60 municípios

07/02/2024 18h24 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
São Carlos sedia etapa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e em parceria com a Rede Cidade Digital, sediou, nesta quarta-feira (7), o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de São Paulo. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal, com a presença de diversos prefeitos da região e de representantes do Governo do Estado e de cerca de 60 prefeituras paulistas.

Ao todo, 16 palestrantes expuseram suas experiências sobre como inovar na gestão pública e promover a melhoria dos serviços ao cidadão com o uso consciente da tecnologia, contribuindo com a eficiência administrativa e auxiliando para que as cidades possam avançar no desenvolvimento socioeconômico.

Além disso, empresas ligadas ao ramo de inovação apresentaram soluções inteligentes implantadas em municípios brasileiros e que podem ser utilizadas também na região, gerando benefícios aos serviços públicos e, consequentemente, na qualidade de vida da população.

Entre os palestrantes, o município de São Carlos se fez presente em duas apresentações. Pela manhã, o secretário municipal de Governo, Netto Donato, abordou a gestão inovadora em segurança pública no painel “Segurança Pública e Governo Digital: inovações que garantem um presente e um futuro mais seguro”, enquanto, no período da tarde, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, trouxe ao público “O modelo São Carlos de Capital da Tecnologia e produtor de conhecimento: perspectivas para consolidação e avanços”.

Para Tundisi, o fórum traz grandes ideias de inovação aos municípios paulistas. “As agendas de cidades digitais são um passo importante no caminho da formação de cidades inteligentes, em um processo que envolve educação, saúde, meio ambiente e transformação social. O que nós e todos os municípios queremos é que estes mecanismos e tecnologias sejam colocados à serviço da população. Além disso, a proposta de São Carlos é de que todos os municípios tenham capacidade de investir em ciência e tecnologia para resolver os problemas locais e também é muito importante que as empresas apresentem suas propostas e projetos, de modo que haja uma interação entre o setor público e privado na expansão dos nossos investimentos”, ressalta Tundisi.

Já o secretário de Governo, Netto Donato, lembra que São Carlos está disponível não somente para implantar as tecnologias apresentadas à cidade, mas para compartilhar seus conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento de outros municípios. “As cidades inteligentes só servem se os resultados forem aplicados para a população e é isso o que acontece aqui em São Carlos. Na área de segurança, por exemplo, a tecnologia e a inovação vêm sendo construídas e aplicadas diariamente em nossos serviços e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. São Carlos é uma cidade acolhedora, que quer tecnologia e inovação no cotidiano também da administração pública e que respira esse cuidado com as pessoas e com os outros municípios”, conclui Netto.

Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, também foi entregue o título de Prefeito Inovador 2024 para São Carlos e mais 14 municípios. Para a premiação, a Rede Cidade Digital considera diversos fatores, como a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública – como forma de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida do munícipe – e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x