26 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos segue com a menor taxa de mortes por Covid-19, aponta estudo

São Carlos segue com a menor taxa de mortes por Covid-19, aponta estudo

O estudo foi desenvolvido no NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), grupo que conta com a participação de professores da USP, UFSCAR e FATEC

31/08/2021 12h39 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
São Carlos segue com a menor taxa de mortes por Covid-19, aponta estudo Fotos : Divulgação / ACISC

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos das Cidades aponta que São Carlos, pela terceira vez seguida, possui a menor taxa de mortes (óbitos por 100 mil habitantes) obtidas analisando dados da pandemia até o dia 19 de agosto deste ano, em 41 cidades do estado de São Paulo com população acima de 200 mil habitantes. A taxa de mortes por habitante é o parâmetro mais indicado para avaliar o desempenho dos municípios (compreendendo sociedade, governo e sistema de saúde) no combate à pandemia.

São Carlos apresenta taxa de 220,41 mortes/100 mil habitantes pela Covid-19. Na terceira colocação, Araraquara possui taxa de 239,16. Em 10º lugar, Rio Claro tem taxa de 267,78. Já em relação ao índice de isolamento social, São Carlos aparece em 7º lugar, enquanto Rio Claro aparece em 21ª colocação e Araraquara em 32º lugar.

O estudo foi desenvolvido no NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), grupo que conta com a participação de professores da USP, UFSCAR e FATEC, além de outros profissionais. Desse estudo participaram os seguintes professores: Antonio C. P. Ferraz (coordenador) e José Leomar Fernandes Jr., da USP-São Carlos, Fernando H. Hirose, da UFSCAR-São Carlos e Magaly N. P. V. Romão, da FATEC-Jaú.

As seguintes fontes de dados foram utilizadas no estudo: IBGE para a população dos municípios, dados divulgados pelas prefeituras dos municípios ou outros órgãos para o total de mortes, sistema de monitoramento inteligente de São Paulo (SIMI-SP) para os índices diários de isolamento social (que se baseiam nos sinais das antenas de operadoras de telefonia) e os estudos desenvolvidos pelo NEC publicados no site da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x