3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos terá seu dia de protesto contra o transporte público

São Carlos terá seu dia de protesto contra o transporte público

20/06/2013 11h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos terá seu dia de protesto contra o transporte público

Acontece hoje o Segundo Ato: Abaixo a Tarifa, Melhor Qualidade e Fora Athenas, movimento que vem na esteira das manifestações que nos últimos dias ocorreram em diversas cidades no Brasil. O local de concentração e ponto de partida do ato será a Praça do Mercadão,

 

Ele começa às 17h com oficina de materiais para a manifestação, concentração de participantes, panfletagem, diálogo com a população e convite para participarem do manifesto. Às 17h50 os manifestantes darão inicio a passeata.

Saindo da praça do Mercado, a manifestação passará pela avenida São Carlos, sentido Rodoviária. Segundo Pedro Matos, membro do movimento Transporte Justo, que organiza o ato, houve uma mudança no trajeto inicial: agora, chegando à rua Sete de Setembro, os manifestantes seguem em direção à Prefeitura (descendo a Episcopal) onde acontecerá a primeira parada. Depois ela continuará pela rua Major José Inácio e seguirá subindo a avenida São Carlos, com parada na Praça Coronel Salles e na Escola Estadual Álvaro Guião, acabando no Terminal Rodoviário.

Segundo Pedro, em reunião ocorrida na última quarta-feira, 18, com os organizadores e manifestantes do movimento, ficaram definidos três eixos de exigências: “O primeiro é a não renovação de contrato com a Athenas, o segundo é a melhoria do transporte público de São Carlos, e o terceiro é a redução na tarifa”.

Sobre as expectativas de participação, Juliana Barbosa, membro da Comissão de Comunicação do Ato, diz: “Temos uma perspectiva de uma boa adesão por parte da população”. Segundo ela, a manifestação tem caráter pacífico: “Queremos um diálogo, sem violência”.   

Sobre a influência das manifestações ocorridas em outras cidades, Pedro diz: “Com certeza as mobilizações nacionais nos influenciam. Com elas as pessoas estão aprendendo a se mobilizar, acreditar que é possível transformar as coisas não só pelos mecanismos de representação, mas sendo protagonistas”.

Na tarde de ontem, na sede do Diretório Acadêmico da Universidade Federal de São Carlos, membros organizadores da manifestação prepararam cartazes e ensaiaram músicas em preparação para o ato.

 

Recomendação – Em comunicado, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos, recomendou que empresários das cercanias por onde a manifestação passará encerrem, por voltas das 16h, suas atividades. O Comunicado ainda observa: “A ACISC respeita o movimento pacífico e ordeiro como forma de reivindicação legal dentro do Estado Democrático de Direito”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x